August 30, 2003

É sexta-feira e fomos correndo assistir a "Piratas do Caribe" na sala THX do Kinoplex. Duas horas in pure awe. Johnny Depp é o sensacional pirata Jack Sparrow, Orlando Bloom é Will Turner, um ferreiro hábil e apaixonado pela filha do governador da ilha. Juntos eles perseguem o navio Black Pearl, de piratas amaldiçoados que se tornam espectros à luz da lua e comandados pelo sempre ótimo Geoffrey Rush.
O filme é magnetizante, tanto pela boa história, quanto pela cenografia e efeitos emocionantes. Há passagens idênticas às da atração dos parques da Disney, o que é uma diversão à parte, as lutas são maravilhosamente coreografadas e executadas, enfim, fantasia pura. Isso tudo visto numa sala THX, então, foi a cereja no topo.
E o Johnny Depp é T-U-D-O. Engraçado, cool, enigmático. Eu gosto do Orlando Bloom, mas passei o filme todo imaginando o Legolas brincando de pirata. Acho que o menino vai ter dificuldades em se desvencilhar da imagem de elfo.

August 29, 2003

Depois de sair correndo de casa pra fazer uma gravação urgente na Barra Funda, Catô e eu desaceleramos o passo, nos entupimos de coisas gostosas na Barcelona e mergulhamos no mundo maravilhoso de Napoleão Bonaparte na FAAP. Exposição gloriosa. E de graça.
Tem objetos pessoais, quadros, bustos, reproduções de ambientes bem-feitas, peças do Musée de l'Armée, do Louvre, do Carnavalet e de outros tantos mais. Relicários com fios de cabelo do baixinho, papéis rabiscados, diários, selos, caixas de tabaco ornamentadas, exércitos de soldadinhos de chumbo, armas e chapéus. São 400 peças bem expostas. Enfim, não fica nada a dever pra museu algum no mundo. Mesmo. É só ver a instalação dedicada ao período em Santa Helena e a da campanha no Egito, assim como o folder lindíssimo à disposição na entrada.
Mas passe longe no final de semana. Deve virar um inferno.

August 28, 2003

Acho que deu pra notar. Duh!

Não tô a fim de escrever nada muito longo hoje.

Tempo de ouvir Luna e Velvet Underground.

Preciso de livros novos.

August 27, 2003

Eu não sei quantos de vocês aí são nerd o suficiente pra ficar clicando feito doido em todo menu de DVD com a intenção de descobrir easter eggs, mas...é divertido. Eu particularmente não tenho muita paciência de ficar procurando, mas sempre fico curiosa. Pena que o do LOTR só tem dois.

August 25, 2003

O fato bonitinho da tarde foi a menininha de uns quatro anos, num carrinho de supermercado cantando alegremente : "hey, ho, let's go".
Em homenagem, fomos assistir a "Chihiro" de novo. Fuckin' beautiful.

August 24, 2003

Que felicidade, o MIS voltou.

"The Producers" na telona é o melhor programa de sábado à tarde. Não se fazem mais atores como o Gene Wilder e o Zero Mostel, mas a versão teatral com o Nathan Lane e o Matthew Broderick deve ser legal também.

August 23, 2003

Hm, aproveitando o gancho, lembrei de mais um filme que bem que poderia chegar - "Le Coeur des Hommes", de Marc Esposito. Além de muito bom, tem um elencão - Gérard Darmon e Jean-Pierre Darroussin. Uma boa resposta à invasão de chick flicks de uns tempos pra cá. Afinal, homens também têm sentimentos.

Esse filme "novo" com a Audrey Tautou eu vi ano passado numa das vezes que fui pra Paris. É legal, bom pra enterrar a imagem de Amélie e tem boas idéias. Agora, o que podia estrear aqui era "Moi, César, 10 ans et demi, 1m39", um filme do Richard Berry sobre...bem, César, de 10 anos de idade e 1m39 de altura. Os franceses cada vez mais me convencem de que sabem fazer filmes sobre a infância.

August 22, 2003

Sem querer fazer propaganda mas fazendo, achei a Gol muito boa. Têm mais é que crescer mesmo.
E achei o Santos Dumont um aeroporto tão simpático! Fazia muito tempo que eu não chegava ao Rio por ele. Minha última impressão do Rio tinha sido o monstrengo do Galeão, numa volta de Paris mês passado. Pô, pra ser pior que Cumbica (ah, não, agora se chama Aeroporto Governador André Franco Montoro - eu deveria me recusar a trabalhar num lugar desses) é porque é MUITO ruim.

Fui ao Rio hoje de manhã pra fazer uma gravação. Na ponte aérea, tive de reconhecer - o Brasil é bonito pracaralho.

August 20, 2003

Acho que os americanos estes dias finalmente tiveram um gostinho do que é morar em Cuba.

August 19, 2003

Aliás, esses dois últimos posts me lembraram de uma coisa importantíssima : sessão especial com toda a trilogia LOTR - "The Fellowship of the Ring", "The Two Towers" e "The Return of the King" - dia 16 de dezembro, às 17h no CineStar do Sony Center, Potsdamer Platz, Berlim. Vai encarar?

Blog legal. Nerd, mas legal (e se você sabe o que é Coruscant, você também é nerd paca).

August 17, 2003

Quatro meses.

August 15, 2003

E a gente foi dar uma olhada na "Game o Quê", no Itaú Cultural. Comparada com a "Game On" que aconteceu em Londres a exposição é minúscula, mas bem organizada. Faltou muita coisa, de consoles a jogos, mas também, o Itaú não é o Barbican.

August 13, 2003

E eu adoro o Mike Myers - é como o John Cusack, não importa o filme, ele é sempre ótimo.

E o filme tem uma certa aura de anos Doris Day, quando era glamouroso ser aeromoça e voar de avião, o que é charmoso. Paris, first class, international.

Achei "View From the Top" bem divertido. Não é um grande filme, muito pelo contrário. É o filme com mais clichês que já vi - o que poderia ser um desastre, mas não é. Acaba sendo engraçado e leve. O Bruno Barreto não nega a raça e acaba enchendo a tela com uns close-ups imeeensos e inúteis, mas pelo menos agora sabemos que todas as atrizes, inclusive a Gwyneth, têm ruguinhas em volta dos olhos.
E claro, algumas piadas podem não ter graça para a maioria das pessoas. Mas se você ouvir alguém rindo alto durante o filme, pode apostar que trabalha em aviação. :)

August 09, 2003

"Hollywood Ending" é divertido. Gosto quando diretores tiram sarro de si mesmos e terminam rindo de tudo. O velho Woody está mais Woodyalleneano que nunca e mostra Manhattan como ninguém. Enfim, tudo está em seu lugar.

Mas o que é mais irritante mesmo é a quantidade de "educadores" e "orientadores" circulando. Não sei se a organização espera um público gigantesco ou se acham que o povo não vai entender nada mesmo, mas aquelas aglomerações de pessoas zanzando pra cá e pra lá atrapalham e enchem o saco. Tive de esperar eles saírem pra conseguir ver algumas coisas. Ah, e as aglomerações em si eram compostas de vários "orientadores", e não de outros pagantes.
Eu entendo que a presença deles às vezes é necessária, mas e pra quem gosta de ver tudo em paz? Eu não suporto nem aqueles audioguides, porque eles determinam quanto tempo eu tenho de ficar em frente à obra. Grr.

Depois de encomendar um retrovisor novo pro meu carro (motoboy fdp!), fomos ver a exposição da Tate na Oca. Interessante, mas pequena e superficial. Mas também, o que eu queria? É um panorama de um período - pra quem aprecia, um gostinho. Pra quem não conhece, desperta a curiosidade. E pronto.
Eu sei que o povo vai pra ver a parte do Damien Hirst, mas eu juro pra vocês que tem coisa melhor por lá (escolheram uma série fraquiiinha): Gilbert & George, Francis Bacon e Richard Hamilton. Pouca coisa, mas dá pro gasto.

Gak-gak-gak. Quem inventou essa moda de meias de listras coloridas? Emílias all around. Fuzilamento já!

August 08, 2003

Eu não esperava gostar de "Terminator 3", mas gostei. Schwarzie (que em alemão é "pretinho", que chamou os mexicanos de "brownies". Então tá) is back. E a Claire Danes envelheceu 50 anos.

E até que teve mais público do que eu esperava no show da Patife Band hoje. Punque dodecafônico. Paulinho Barnabé parecendo menor e mais franzino ainda com aquele cabelo de Beto Guedes (!!), guitarrista hipermegapower, baterista com quinhentas mil mãos, povo pedindo bis de "Tô Tenso" e "Pregador Maldito", mas o que veio foi "Corredor Polonês". Por mim, tocava todo o repertório antigo de novo - fazia anos que não ouvia "Pesadelo" e "Poema em Linha Reta" porque ainda não sei passar vinil pra CD, burrita. Maravilha, vai ter mais na terça dia 12, no CCBB à tarde.

August 07, 2003

Às vezes julgar pela capa dá certo. Assisti a "Dummy", um filme com o Adrien Brody e a Milla Jovovitch do qual eu nunca tinha ouvido falar - e surpresa, é bem legal. Indie na concepção, divertido na realização. Eu colocaria a Fairuza Balk como Fangora, contudo.

Que coisa inédita. Três filmes do Rohmer em cartaz na cidade. Simultaneamente. Sem ser mostra. Oh. Vejo a luz.

Em Berlim, resolvi entrar na Dockland pra comprar CDs de bandas alemãs. Depois de vasculhar as prateleiras e verificar que a cena de ska é muito forte por lá, resolvi pedir ajuda pro cara da loja, um alemão até simpático. Ele separou algumas coletâneas de punk e oi! que custavam 5 euros cada e uma de bandas da extinta DDR, que por ser mais rara custava 15. Levei todos e mais o CD que ele estava ouvindo, do The Adjusters. De brinde, ganhei um dos bottons que mais expressa o que eu sinto : "Emo sucks".

"Mas afinal, de onde vocês são?
"Brasil"
"Aah, Brasil...meu tio mora no Brasil. Perto de São Paulo. Parece que é no meio do mato. Tatuí, ou algo assim"
"..."

Comecei a rir, porque afinal o mundo é mesmo uma ervilha.

"E o que ele foi fazer em Tatuí?"
"Ele é Testemunha de Jeová"

Oh, right.

Tá. Quando eu soube que ia passar "Estranhos no Paraíso" e "Down by Law" no Cinesesc já achei que estivesse vendo errado. Agora, show da Patife Band no SESC Ipiranga??? Er...Marty McFly, você anda aprontando de novo? Eba!

August 03, 2003

E eu não agueeento mais esse povo todo igual.

E "Poison" do Todd Haynes não é nada mais que um exercício de estilo bem-feitinho. Satírico, irônico, o sonho de todo estudante de cinema. Mas que o Haynes é um bom "reconstituidor" de época, é.

August 01, 2003

E foda-se também que cortaram as falas do Santoro. Ele tá lá, aparece e bem e o personagem dele tem nome. Tem muito ator de peso por aí que daria a alma pra ter o nominho nos créditos principais e associado a Demi Moore e John Cleese. Ô dor de cotovelo da brasileirada, não? No fuundo, todo mundo sonha com Hollywood mesmo.

"Charlie's Angels : Full Throttle" rocks. É um filme de ação para garotas, feito por garotas, evidentemente. Do elenco às piadinhas, tudo só pode ter sido pensado segundo o nosso gosto. Enquanto os filmes dirigidos ao público masculino têm metralhadoras, carros em alta velocidade e mulheres semi-nuas penduradas no personagem principal, "Full Throttle" tem metralhadoras, mulheres semi-nuas que são as personagens principais e pilotam os carros em alta velocidade e ainda têm o Luke Wilson, o Matt LeBlanc e o Justin Theroux pendurados nelas. Um filme masculino teria alguém seboso como o Brian Cox como vilão. As Angels têm o Rodrigo Santoro. See my point?
E como se não bastasse ver as garotas dando porrada, se divertindo com as melhores amigas e usando roupas maravilhosas, o filme ainda traz a Jaclyn Smith, minha Pantera favorita da época da TV. É demais, não? Dane-se quem não gostou porque achou que "não tinha história". O filme foi feito pra ser absurdo e divertido e pronto.

Panteras kick ass.

"28 Days Later" é uma boa mistura de suspense e horror - sintético, simples mas eficiente. Tem clichês, mas e daí? Primeiro, não dá pra fugir muito deles nessa área. Segundo, o talento está em fazer bom uso deles. Gosto mais do Danny Boyle assim - sem Leonardo DiCaprio, sem superproduções, mas sinto falta do humor de "Shallow Grave" e "Trainspotting". Chega de Alex Garland, né?

De todas as cidades que visitei nesta viagem, Geneve é a mais chatinha. Não há muito o que se fazer, e os jovens locais devem sofrer um pouquinho. Mas eles têm chocolate de Ovomaltine, então que se dêem por contentes! (minhas duas barras já acabaram, snif)