April 27, 2006

Saindo do Museumplein, fomos a pé até o centro. Mesmo sendo domingo, parte das lojas estava aberta até as seis horas. Comemos batata frita numa lanchonetezinha com o atendente mais simpático da cidade. Andamos mais e fomos pra casa, comer boerenkool stampot.

Bom, minha irmã e uma amiga foram me visitar em Amsterdam no começo do mês. Foi bem legal, apesar de não ter dado tempo de ver metade do que eu tinha planejado.

No sábado, fomos fazer compras e elas se encantaram com os produtos disponíveis no Albert Heijn. Ainda demos uma volta e fomos tomar uma cerveja e churros com chocolate quente no bar espanhol aqui do lado. Resolvemos jantar fondue em casa, e à meia-noite e meia a noite parecia no final, quando Antonio e Mattia nos ligam convidando pra uma festinha improvisada na casa deles. Pegamos a loja de conveniência antes de fechar, compramos duas garrafas de vinho e fomos pra lá. Acabou sendo bem divertido, porque os hosts são dois fofos e os outros dois convidados também :)

No dia seguinte, fomos ao Rijksmuseum ver a parte da coleção que está aberta em comemoração aos 400 anos de Rembrandt. Uma exposição interessante foi a "Really Rembrandt?", que apresenta obras atribuídas ao pintor quando adquiridas pelo museu e que depois tiveram sua autoria questionada. A mostra comparativa "Rembrandt/Caravaggio" parecia interessante também, mas era paga à parte, então nem fomos. Mas na verdade, mais do que pelos Rembrandt, a visita valeu por dois quadros do Frans Hals. Preciso ir a Haarlem visitar o museu qualquer dia desses.

April 21, 2006

São Paulo no feriado é tão, tão legal que quase me faz querer voltar a morar aqui.

April 18, 2006

Uf. Os últimos dias têm sido uma correria.

April 07, 2006

Pronto. Acabei de descobrir mais um site absurdo, mas que eu VOU TER que checar regularmente : o MoFA - Museum of Food Anomalies

Isso aqui tem grande chance de ser a coisa mais idiota que já li na minha vida. Geez.

April 06, 2006

Fui ver o filme do Turturro, "Romance and Cigarettes". Filho legítimo dos irmãos Coen, que assinam a produção, tem todas as características adoráveis do resto da família : a América working-class, com suas neuroses e quirky humor, referências ao mundo do cinema dos anos 40 e 50, um elenco de matar (James Gandolfini, Susan Sarandon, Steve Buscemi, Christopher Walken, Kate Winslet, Aida Turturro, quer mais? Aliás, pode mais?). Tem homenagem a "West Side Story", tem uma trilha sonora inesquecível que literalmente faz parte da história - que apesar de ser mais uma história de amor de classe média, é sensível em meio ao absurdo kitsch das situações, tem uma cena linda com a Kate Winslet debaixo d'água. Deliciosamente bizarro.

Coloquei dois dourados marinando em limão, alho, azeite e dill um dia inteiro. Forrei uma assadeira com rodelas de batatas e deitei os peixinhos em cima. Forno durante uns 40 minutos, coberto com papel alumínio e regando com a marinada. Fiz um molho com mostarda, alcaparras, azeite, limão e um pouco de maionese. Servi o peixe com o molho, as batatas e arroz branco misturado com arroz selvagem. YUM.

April 04, 2006

Tá rolando aqui o CinemAsia, que ainda é um festival pequeno, mas com uma seleção até interessante de filmes. Inicialmente era mais queer-oriented, mas acabou englobando outros gêneros nesta versão. Fomos ver o tailandês "Shutter", que vi que está em cartaz no Brasil com o nome de "Espíritos" (que criativo, dã) ou algo assim. E é um terror ótimo, na linha dos japoneses "Ringu" e "Ju-On", mas ouso dizer que até mais assustador.
A sessão foi no Filmmuseum, um prédio lindo no meio do Vondelpark e que pelo jeito é o QG dos cinéfilos de Amsterdam. O lugar ainda tem um café simpático e aconchegante, o Vertigo, onde também se pode jantar coisas como "Trio de peixes - atum, seabass e dourado - com crocante de legumes" ou algo do gênero (Espaço Unibanco, alô?). Eles vendem também caixas de piquenique pra comer no parque, mas dá licença : com 15 euros vc vai no supermercado mais próximo e compra comida pra umas três pessoas pelo menos.

April 02, 2006

Vi um programa britânico outro dia sobre a reciclagem de lixo em São Paulo. Segundo eles, a cidade consegue reciclar 76% do papel e papelão usados, o que a princípio me pareceu um número absurdamente alto - mas enfim, sucata e papelão são um comércio lá, então faz sentido. Imagine se a coleta de lixo seletiva fosse levada a sério...

Um paulistano consciente, além de de boa vontade tem de ter espaço pra manter em casa pelo menos quatro contêineres diferentes para papel, vidro, plástico e alumínio - fora o lixo orgânico - depois fechar todos os sacos quando cheios, colocar no carro e levar até um centro de recolhimento, que só deus sabe onde ainda existe. Sendo que a outra opção é simplesmente jogar fora tudo junto e colocar o lixo pra ser recolhido na porta de casa (ou do prédio) na maior comodidade, o que será que acontece mais, no ritmo de hoje?

Tá, o correio fdp daqui pode ser uma droga (e ainda acabaram de aumentar as tarifas!), mas o sistema de separação de lixo ainda funciona. Cada quarteirão tem um conjunto de lixeiras próximo, com recipientes para lixo normal, vidro e papel (os plásticos e metais são separados na central porque não faz mal se misturarem com o orgânico). Quando se desce pra levar o orgânico, é só levar junto os recicláveis e colocar cada um no seu lugar. No hassle e custa muito menos pra cidade, e por consequência, pro contribuinte. Por essa, eu até aguento o fdp do correio.

April 01, 2006

Essa conversa toda me fez pensar no que eu comeria anytime, anywhere (por "anytime, anywhere", eu quero dizer "não recusaria nunca").

- Sashimi de qualquer peixe
- Tofu fresco com shoyu, cebolinha e gengibre ralado
- Batata frita (à belga)
- Salmão defumado (pensando bem, qualquer peixe defumado)
- Camarão à provençal (pensando bem, any style)
- Purê de batatas com ciboulette ou alho poró
- Pizza
- Pão fresco quentinho
- Ovo (any style)
- Queijo
- Hummus
- Steak tartare (carne crua com uma gema de ovo crua, mostarda, alcaparras, molho inglês, sal, pimenta e tabasco)
- Salada de veldsla (lamb's lettuce em inglês, mâche em francês)e rúcula com azeite, limão e sal
- pipoca (no óleo, sem manteiga)

Hahahaha. Gourmande...

Em compensação, isto aqui eu comeria. Aos montes. Ai.

Eu sempre adorei comer. E não sou a pessoa mais chata do mundo em relação a comida (como de quase tudo - menos cérebro e pombos). E sempre procuro provar os pratos típicos dos lugares em todas as minhas viagens.

Agora, tô com medo de ir pra Noruega e encarar isso aqui.

(prefiro minha comida sem cara, pufavô)