October 31, 2006

A viagem já começou bem. O check-in da Vueling foi exemplar (e eu entendo disso). Sem filas, eficiente e em um minuto já estávamos com os cartões de embarque na mão. Fomos com calma para o portão, passando rapidamente pelo raio-x. O embarque começou pontualmente, o vôo saiu no horário e a tripulação correta e amável. O único senão seriam os assentos muito juntos uns dos outros, mas fora isso nem se lembra que se trata de uma empresa low-cost.
Chegamos em Barcelona lá pelas duas da tarde, e compramos os tickets para o Aerobus (3,75 euros), que pára na Plaça de Espanya e Plaça de Catalunya. Da Plaça de Espanya, descemos a pé a Avinguda Paral.lel e chegamos ao hotel, na frente do metrô Poble Sec.
O Silken Concordia é ótimo, confortável e tem um staff muito atencioso. Deixamos as mochilas e saímos a pé.
Passamos por El Raval, um bairro que só pode ser definido como "cortiçódromo", mas que é muito interessante ao mesmo tempo. Prédios e mais prédios em estado precário, com roupas estendidas em todas as janelas, lado a lado com prédios hiper-modernos como o MACBA e bares e cafés hip. Prostitutas, marroquinos, moderninhos, junkies.
Passamos pelas Ramblas e chegamos à Plaça Reial. Paramos na Cervecería Canarias e pedimos dos cañas, xoriços fritos e calamares à Romana. Os calamares não eram nada de mais, mas os chorizos!
Fomos andando então até a Plaça de Catalunya, onde fomos ao prédio que abriga a Fnac, a Sephora e a Habitat (isso, tudo junto - e mais umas lojas!). Não achei o livro comemorativo de La Fura dels Baus e fiquei frustrada. Contudo, no caminho de volta para o hotel, passamos pela livraria La Central del Raval (c/Elisabets, 6), especializada em livros de arte e bingo! Arrematei o último exemplar. O livro é um arraso, e vem com um DVD.
Na Carrer de Sant Pau, achamos La Confitería, um bar lindo que foi uma confeitaria em 1912 e parte da Ruta Modernista. Vale parar para uma cerveja ou café só para desfrutar da decoração e iluminação.
Descansamos um pouco no hotel e saímos pela vizinhança. Paramos primeiro num bar simpático e com déco almodovariana, o Zodiac. O guia recomendava um restaurante chamado "Taverna La Tomaquera" ali na Carrer Margarit, mas acabamos encontrando um outro na mesma rua, o "O Meu Lar". Comemos caracoles, aspargos com presunto ibérico, pão com tomate, salada verde e dois pedaços de carne imensos. Foi barato e ótimo. Dormimos LINDOS.

Cava. Pà amb tomaquet. Gaudí.

Volto já.

October 26, 2006

Uma descoberta maravilhosa : a TV a cabo começou a incluir o Zone Horror, um canal britânico especializado em terror. Mas não qualquer terror, oh, não! Produções da Troma (adoro as trilhas, são sempre punk rock!), clássicos antigos como "Nosferatu" do Murnau, uma série britânica para TV chamada "Urban Gothic" (sempre com uma história bizarra), filmes trash-horror da década de 80-90...um melhor (ou pior?) que o outro.
Ontem a atração foi o novo clássico, "Tromeo and Juliet". O título diz tudo. "Class of Nuke'em High" (o I, II e o III), então...não conseguimos assistir a mais nada ultimamente.

Uh. O cheiro de um frango assando no forno com muito alho, ervas de Provence, mostarda, limão e azeite é de matar. Não é à toa que cada vez menos tenho vontade de jantar fora. O prazer que a gente tem em cozinhar só é igualável ao de comer. Outro dia fiz um lindo chèvre chaud, salada verde com uma fatia de queijo de cabra empanada, como os que eu comia em Paris. E os sushis do Akira? Ou um steak, perfeitamente medium rare e temperado só com sal e pimenta-do-reino? Ou a pasta à carbonara, só com bacon, vinho branco, salsinha picada, Grana Padano ralado fresco e ovo? Ou o filé de atum tostado por fora e cru por dentro, coberto de pimenta-do-reino moída na hora, com raiz-forte? Ou a bacalhoada no forno com cebola, pimentão, tomate e sal apenas?


.....

(eu tenho que fazer muuuuita ginástica pra compensar tudo isso)

October 25, 2006

Fui ver finalmente "The Devil Wears Prada". Bobinho, não? Vale pela linda da Anne Hathaway e seus modelones arraso, mas não deixa de ser outro "The Princess Diaries", onde a outcast aprende a entrar no esquema administrado por uma megera mais velha. Jesus, será que existe alguém tão ingênua quanto a Andy? Morri de vergonha alheia quando ela corre e se mata pra "avisar" Miranda que iam puxar o tapete dela. E a verdade é - moda, imprensa, TV, qualquer empresa é tudo a mesma coisa. O ambiente de trabalho é sempre um ninho de cobras, e se dá bem quem consegue passar por cima dos outros sem piedade - e se adiantar a tudo.
Achei boba também a reação dos amigos dela frente à nova pessoa que ela foi se tornando. "A Andy que eu conheço não é assim", mimimimi. Por que, meu Deus, ela não podia querer mudar de estilo de vida? Que saco.
Tanto que ela nem fica com o namorado cabeludinho dela no final (ops, spoiler!).
O Stanley Tucci foi tããão sub-aproveitado nesse filme que nem dá pra mencionar. E a pele da Meryl Streep é tudo aquilo mesmo? Se for, quero o mesmo que ela está usando.

E sim, na verdade, o melhor do filme pra mim são as cenas em NYC e Paris - as minhas duas cidades favoritas no mundo. Sempre passo na frente daquele Mayrose na Broadway going downtown, mas nunca entrei porque o cardápio não me apeteceu. Quem sabe da próxima?

October 24, 2006

E por falar em shows, tenho que dizer que não tenho muito do que reclamar da vida cultural de A'dam. Não é tão rica quanto a de Londres, por exemplo, mas todas as bandas do momento que tocam lá fazem show aqui também - Razorlight, The Killers, Sufjan Stevens, etc, etc. Eu é que não vou. Acabo sempre indo só no que me interessa mesmo, seja Pere Ubu ou CSS. Ainda tô esperando os Rezillos, esses me passaram a perna e vão tocar no Brasil agora.

Quanto a cinema, a distribuição mundial dos filmes é algo peculiar. Alguns filmes demooooram pra chegar aqui. Marcello me disse que "Marie Antoinette" vai estrear só agora em Copenhagen, sendo que aqui e no Brasil passou há meses. Mas é, a estréia americana é agora. Bizarro, considerando a origem da produção. Outras estréias são quase simultâneas, como "Little Miss Sunshine", sendo que já está aí e aqui só semana que vem. No Brasil, parece que os filmes asiáticos em geral chegam antes daqui, e aqui os filmes europeus são lançados rápido (bom, meio óbvio). Já o porquê de "Scoop" já estar passando aqui é um mistério pra mim. Filmes que europeu paga-pau de terceiro mundo gosta de ver sempre estão em cartaz. "Thank You For Smoking" está no Brasil, estava em cartaz na Alemanha em setembro, e aqui chega só semana que vem. "Nacho Libre" foi jogado pra janeiro do ano que vem, e no Brasil parece que vai direto pra DVD. Dá pra entender?

October 23, 2006

Fomos até Utrecht ver o Pere Ubu no Tivoli Helling. Além de ter a formação mais bizarra que já vi (uma baixista minúscula, um tiozinho com cara de dono de mercearia tocando theremin, um guitarrista com cara de paquistanês...e o David Thomas, que é bizarro por si só), o show é ótimo.


October 21, 2006

Graçasadeus! O velho Woody desencantou mesmo depois do ótimo "Match Point" e lembrou como ser engraçado de verdade! "Scoop" é uma delícia, repleto de tiradas fantásticas. De novo como o mote de crime, a trama é simples, mera desculpa para possibilitar a linda-maravilhosa da Scarlett Johansson em cena como uma versão feminina do diretor - com trejeitos e tudo - num dilema quanto ao aristocrático namorado (Hugh Jackman, a prova de que Deus existe e é mulher, hetero e estudou anatomia e arte com Leonardo da Vinci) e ainda ter o próprio Woody como sidekick na pele de Sid, o próprio septuagenário-cínico-judeu-americano-do-Brooklyn-perdido-em-Londres. Ou seja, ele mesmo.

As referências são várias, a trilha sonora curiosa, as atuações sinceras e sim, Woody Allen pode.

(se bem que depois de "Anything Else" eu tive dúvidas, muitas dúvidas. Mas cheguei à conclusão de que descer mais fundo seria impossível)

Oba! O Fabchannel disponibilizou o show das Pipettes no Paradiso! Enjoy!

October 17, 2006

E a vida não pára de me fazer surpresinhas. Conheci o Lu há quinze anos, lá no CoralUSP. Desde então, passamos por todo tipo de diversões e micos, geralmente musicais. Há nove anos, seguindo o guru Lulu Santos, ele foi morar na Califórnia, viver a vida sobre as ondas (not!). E não é que o trabalho o atirou aqui nos países baixos por alguns dias? Fizemos jantarzinhos aqui em casa, fomos no Portugees, botamos o papo em dia. Foi tão bom!

E como se não bastasse, meu querido Marcello Bosschar agora veio passar uns dias comigo, o que é um absoluto presente. É como reencontrar um pedaço da minha vida. E claro, colocar dois anos em dia já me deixou quase sem voz. Mas não faz mal não, porque com o Mars eu me entendo até em código morse.

October 15, 2006

Bem, os gânglios já desincharam e as bolinhas (nem eram tantas) já estão secando. Não passei nada, eu sou adepta do "não mexe e pronto".
Enquanto isso, li "Garlic and Sapphires", um relato bem divertido da Ruth Reichl sobre o tempo em que ela era a crítica de restaurantes do New York Times. Uh, some people have all the luck.

October 14, 2006

Já está disponível o áudio do show do CSS de setembro em Rotterdam, no Bazar Curieux. Aproveitem!

No, seriously. Eu quero. Eu quero.

Eu quero!

October 13, 2006

Bom, no final das contas o que eu tenho pode ser chickenpox. A médica do pronto-socorro não tem certeza, mas é provável que seja mesmo.

No Brasil nunca vi alguém ter isso, e vim pegar justo aqui...aff.

Tudo bem, não é grave. O pior é a coceira. Aagh!

October 12, 2006

Pesquisando direito, acho que estou é com mononucleose. Meus gânglios estão todos inchados, até os que eu nem sabia que tinha, na base do crânio. Acho que vou ter que ir ao médico...

*sigh*

Pois é, na verdade não era gripe. No dia seguinte começaram a aparecer bolinhas vermelhas por todo o corpo - na cabeça inclusive. Reação alérgica das brabas, como não tinha pensado nisso?

E hoje teve show das Pipettes no Paradiso! Claro que os ingressos se esgotaram há um mês, mas claro também que eu comprei os nossos há dois, hohoho.
Por sorte, foi na sala menor - por mais que os holandeses cafonas ficassem na minha frente, eu consegui enxergar algo.
E que fofas as Pipettes! Dancinhas, com mãozinhas e bracinhos, todas as músicas do álbum, uma banda de apoio média mas que também não atrapalhou. Claro que elas fecharam com "We Are The Pipettes", que foi tudo. A Rose tem a melhor voz (and my favourite!), a Gwenno é a carismática e a Becky estava meio sem voz, mas aquela carinha de nerd de óculos é uma graça.
Minhas fotos ficaram um horror, mas consegui fazer uns clipezinhos de algumas músicas. Depois subo aí.

October 11, 2006

Li "Anansi Boys" em dois dias. Depois de passar por mitologias diversas em "American Gods", pelo céu e inferno em "Good Omens", Neil Gaiman resolve criar um universo onde deuses afro-caribenhos vivem entre humanos, usando seus poderes para levar vidas discretamente confortáveis e, nas horas de tédio, criar pequenas confusões por diversão. Fantasioso e divertido, é uma leitura ótima. "American Gods" ainda é o meu favorito entre esses, mas ainda não encontrei um Gaiman de que não gostasse.

October 09, 2006

Falei ontem com minha mãe, que está audivelmente gripada, e hoje eu, que até então estava perfeitamente bem, acordei com dores no corpo inteiro e um profundo mal-estar. Fui ao centro encontrar o Antonio e o Mattia e voltei agora. Mal consegui subir as escadas e minha vontade é ficar deitada e dormir três séculos. Alguém aqui já pegou gripe pelo telefone? Não consigo pensar em outra hipótese (e não acredito em coincidências).

October 08, 2006

Agora tem Akira S no MySpace também.

October 07, 2006



Monstros marinhos.

E chove e chove e chove. Resolvemos então aproveitar um momento seco pra ir ao Albert Cuyp e comprar as coisas pro jantar. Com três caranguejos gigantes (3 por 5€!) com vinaigrette, sashimi de atum e peixe-espada, vinho branco com bolhinhas - quem liga pra chuva?

(e ainda sobraram um polvo inteiro, lulas, um pacote de camarões e uns kani-kamas pra próxima vez, porque foi exagero nosso mesmo)

October 05, 2006

"My Super Ex-Girlfriend" : and that's why God didn't give me superpowers.

October 04, 2006

Li de uma só vez o "Lucky", da Alice Sebold. Um livro que surgiu da experiência de um estupro, do ataque até o julgamento, passando por todo o processo emocional pós-trauma. Como "The Lovely Bones", mesmo sendo não-ficção, é delicado e angustiante ao mesmo tempo. Pelo menos pra quem é mulher.

October 03, 2006

Li finalmente o "31 Songs", que estava dormindo ali na estante. Fora as boas tiradas irônicas e oh-so-british do Hornby, não tenho o que comentar. Livrinho despretensioso, sincero, pequenas cenas da vida de alguém que tem uma paixão indissociável com a música.

(Nesse aspecto ele realmente parece alguém que eu conheço, hahaha. Mas em geral não concordo com as comparações que sempre fazem entre os dois. Como se quisessem encaixar ambos em algum tipo de categoria, mesmo com todo o generation gap entre eles. De qualquer jeito, já fui pós-adolescente e já passei dos trinta, já li quase tudo dos dois e posso dizer que cada um pode ser considerado uma voz honesta de cada geração).

October 01, 2006

Ontem começou uma exposição de um fotógrafo brasileiro, que acompanhou por algum tempo uma comunidade negra isolada sei lá onde no Brasil (Goiás, talvez?). Interessante e triste ao mesmo tempo. Interessante porque há um lado pitoresco nas cenas do cotidiano simples daquelas pessoas - das rencas de crianças descalças ao vestido de casamento que aparece em cerimônias diferentes, vestido por noivas diferentes (mas ao mesmo tempo tão parecidas!). Triste porque retratam tanta miséria e não consegui reconhecer o país de onde venho naquelas fotos. Claro, porque na verdade eu sei que não é o mesmo país, infelizmente.