October 18, 2008

E pra finalizar o assunto de estereótipos, hoje nos meus itens compartilhados no Google Reader pipocou o "Adventures of a Gringa in Rio", e curti. É de uma americana que mora no Rio e que está se esforçando pra derrubar tanto a imagem pré-concebida que brasileiros e americanos (e estrangeiros em geral) têm um do outro. Dei uma lida por cima e achei bacana porque ela tenta realmente ter uma visão imparcial dos dois lados, na medida do possível. Gosta de verdade do Brasil, mas sabe apontar os problemas com objetividade e por experiência própria, ao invés de proclamar "Brasileiro é tudo uma merda", como tanta gente gosta de fazer. E não estou falando de gringos.

O melhor? Ela, mesmo sendo estrangeira, está se empenhando pra fazer algo de relevante pela sociedade, dando aulas de dança para comunidades carentes. E só por isso a opinião dela, pra mim, já tem mais valor do que a de quem se limita a apontar o dedo e criticar de longe.

E por que eu estou aqui fazendo a maior propaganda? Porque eu acho que o mundo tem que ler o post "Top Ten Misconceptions About Brazil", e eu não precisaria mais me irritar, hahahahaha.

1 comment:

Rachel said...

puxa, you made my day!