June 27, 2011

Aagh. Tanta coisa.

O Holland Festival deste ano foi especialmente imperdível - Laurie Anderson, Isabelle Huppert, Sidi Larbi Cherkaoui, Sasha Waltz, Peter Brook, Wooster Group - foi difícil escolher. Mas com ingressos de 35 a 40 euros, não dava pra ir em tudo.

Acabei optando pela "Une Flûte Enchantée", do Peter Brook, e a montagem de "Vieux Carré" do Wooster Group.
Fiquei absolutamente encantada com o primeiro e entediada com o segundo, olha só (o oposto do que eu esperava). Mas a leitura minimalista de Brook da ópera "Die Zauberflöte" vai ser a minha definição de beleza por muito tempo. Bambus, iluminação simples e um piano : tudo com o objetivo de deixar a música de Mozart brilhar por conta própria, sem adornos. Um elenco de cantores muito decente - exceto a soprano no papel de Pamina, que me irritou pela fraqueza e inexpressividade (infelizmente, não era a que aparece neste vídeo), e pronto - quando vi, já estava chorando no meio. E querendo ver de novo.
(pena que já estava tudo esgotado - mas parece que vai ser encenada em Porto Alegre mês que vem no POA em cena! Se for pra SP também vai ser demais :)

Já a montagem de "Vieux Carré", do Tennessee Williams, foi cansativa e pouco ousada. Bons atores, mas muito apego a um texto pesado acabou tornando a peça chata e arrastada. Não há cenografia industrial e modernidades que segurem. Enfim, eu devia ter ido ver a Isabelle Huppert fazendo "Un Tramway".

June 01, 2011




E eu sempre digo que nunca morri de amores por Londres, mas foi bem divertido. Encontrei vários amigos, vi o Bill Nighy no Le Pain Quotidien de Notting Hill, fiz compras na linda What Katie Did, comi em pubs e tomei cidra todo dia, passeei pelo East End, que agora é a minha parte favorita da cidade, fui ao Museum of London, que é extremamente interessante, não consegui ver a exposição da Laurie Anderson/Trisha Brown e Gordon Matta-Clark no Barbican, mas peguei a instalação do Cory Arcangel, vi o Circle of Animals / Zodiac Heads do Ai Weiwei na Somerset House, fui na Serpentine Gallery ver a expo do Mark Leckey, que achei mediana (não peguei nenhuma performance), mas tinha alguns vídeos interessantes, comi salt beef na Beigel Bake em Brick Lane (com mostarda!) e várias coisas étnicas no Sunday Upmarket, ganhei um livro sobre o Corão, fui na Rough Trade de Portobello, comprei bobagens na Primark e não gastei quase nada, achei um mercadinho japonês no Soho, fiz kimchi, fui na Ladurée de Covent Garden...hm, acho que foi isso. Além do show, claro. Pra uma semana sem quase nada de planejamento, achei ótimo.