May 16, 2002

Meu ex-professor está indo pra Seoul e pediu algumas informações. Foi ótimo tentar lembrar de tudo que aquela cidade caótica, exótica e confusa oferece. Na época fiz vários emails como um diário, mas acho que perdi os arquivos. Então pesquisando aqui e ali fui juntando as memórias e fiz um resumo. Resolvi postar aqui, vai que mais alguém se aventura a ir? ;)

***********************************************************
Seoul é grande, e deve ficar ainda mais agitada nessa época da Copa. Infelizmente, não há muitos monumentos tão antigos quanto a história do país, por causa das sucessivas ocupações japonesas que trataram de destruir boa parte de tudo que era importante para a cultura coreana. Mas há pontos interessantes e lindos, como o palácio Kyongbokkung e o Jardim Secreto (Pi Won), que são imperdíveis. O metrô é bom e com ele vc pode acessar a maioria dos pontos turísticos. Vá a um mercado permanente como Namdaemun ou Dongdaemun pra ver a agitação, a oferta de tranqueiras, roupas e sapatos de qualidade e preços baixos e aproveite pra comer algo nas barraquinhas em volta do mercado.

Por falar em comida, a oferta de snacks vendidos na rua é fantástica. Vai de lula seca tostada a larvas, passando por pãezinhos com variados recheios - ovo, doce de feijão, etc. Vai com fé. Não falo das larvas, que não tive coragem.

Não se assuste com o tráfego de carros E de pedestres. Uma das coisas que me deixou mais impressionada foi a quantidade de pessoas que circula nas ruas. Atravessar uma avenida é uma experiência - você vai ver o tamanho das faixas de pedestres em alguns lugares, como Daehang-no, o bairro universitario. Nunca vi faixas tão largas, e mesmo assim a massa de gente consegue ocupá-la toda. E prepare-se para ser empurrado, principalmente pelas velhas senhoras. Elas não hesitam em dar uma "ajudinha" com as mãos nas costas do transeunte à frente, se acharem que ele estiver andando devagar demais.

Em Insadong há várias lojas de antiguidades orientais e um templo budista. Myongdong é o bairro hip, lotado de jovens, lojas fashion, cafés. Yongsan tem um grande mercado de eletrônicos e informática.

O bairro preferido dos estrangeiros em Seoul é Itaewon. Há muitas discotecas (algumas beeeem suspeitas e com frequência igualmente suspeita), lojas, bares. Mas não é o lugar mais seguro da cidade, então atenção na carteira. .

Quanto ao idioma, não se preocupe muito. Muitas das indicações são bilíngues, então não vai ser problema. A única dificuldade é que algumas ruas não tem nome, simplesmente, e a numeração é algo aleatório. Mas vc se acostuma. Os coreanos eram meio tímidos pra falar inglês. Espero que isso tenha mudado (os jovens com certeza entendem pelo menos, então tasca inglês neles!)

A comida é bem condimentada, o que pode cansar seu estômago depois de algum tempo. Experimente tchadjangmion, um macarrão com molho escuro que é muito gostoso. Se vc come frango, tem o dak-gal-bi, um prato bem divertido (e pra várias pessoas) de frango apimentado preparado numa chapa à mesa, acompanhado de vegetais variados, e depois eles colocam arroz na panela do frango para preparar um risoto com o molho que sobrou. Quem é vegetariano também se vira bem. E obviamente coma Kimchi, uma conserva apimentada que é uma delícia.

Alguns links interessantes : Korea Insights, Korean Folk Tales, Boots n All.

No comments: