August 19, 2002

Saiu em DVD um filme que eu estava curiosíssima pra ver : "Belphégor - Le Fantôme du Louvre". Pô, imaginem, com o Michel Serrault e a Sophie Marceau, tendo como cenário o Museu do Louvre? Seria ótimo, se não fosse mais uma tentativa gaulesa de fazer cinema à americana. Uh, que decepção. Ele é todo meio trash, talvez por ser baseado numa série cult francesa dos anos 60, alternando efeitos tosquíssimos com outros muito bons. A Sophie Marceau me parece tão envelhecida quanto o sarcófago de onde sai o fantasma. O personagem do Michel Serrault é literalmente jogado no meio da trama. Tem uma Julie Christie ainda bonitona fazendo uma egiptóloga que sorri o tempo inteiro sem motivo.
O ponto bom são as cenas que se passam dentro do Louvre, usando a Vitória de Samotrácia e a Mona Lisa como figurantes ilustres. Sem contar o filminho da introdução, cenas reais da época da construção da pirâmide do Louvre.
Mas enfim, o resultado disso tudo é indefinido - não chega a ser um filme de terror nem uma comédia nem um filme romântico. Na verdade, é um filme muito esquisito, isso sim.

No comments: