January 21, 2003

Arrumando as coisas por aqui acabei achando um email que escrevi pra alguém que me perguntou sobre a Tailândia. Acho que vou republicar aqui.

Bem, vamos ao que interessa? Eu acho que você vai adorar a Tailândia. Bangkok é uma cidadezona, atulhada de gente, de carros, com templos inacreditáveis, budas gigantescos, filas de monges vestidos em laranja atravessando as ruas, comida apimentada de queimar a boca (mesmo), movimento dia e noite. Como disse, 3-4 dias na cidade está bom pra ver tudo com calma. Se vc quiser se arriscar, pegue um tuk-tuk de transporte. São riquixás motorizados, cabem umas 3 pessoas apertadas. Os motoristas costumam combinar com os turistas uma espécie de trajeto-pacote, dois ou três templos seguidos. Você marca um horário para sair do templo, e geralmente ele está lá esperando por você, pronto para seguir ao próximo a ser visitado. O problema é que no final ele sempre vai querer te levar em lojas de artesanato e jóias, esperando a comissão. Não caia nessa - se você quiser REALMENTE chegar a algum lugar sem incômodos, pegue um táxi. Mas que o tuk-tuk é divertido, é...

Acho que vc queria informações mais sobre as ilhas e praias, mas infelizmente não fui pra nenhuma das que vc listou. Fui pra Pattaya, que é um ponto conhecido pra mergulho, mas particularmente achei muito cheia de gente. Ko Samui deve ser infinitamente melhor, ouvi falar bem de Bo Phut. O motivo de Pattaya ser tão movimentada, creio, deve-se a um imenso "red light district". A noite é agitada, mas mulheres - especialmente as asiáticas - correm o sério risco de serem confundidas... :)

Bem, que mais posso dizer? Se precisar tomar ônibus dentro da cidade, decore o número dele. Os letreiros são todos escritos em thai. Ah, e de preferência saiba dizer para onde vc vai para o cobrador (que vai perguntar em thai, claro). Os tailandeses são gentis, mas muitos não falam inglês. Não esqueça de visitar um mercado flutuante. São lindos. Não se irrite com o excesso de turistas em Bangkok, alguma hora vc consegue tirar a sua foto nos templos e palácios. Faça as visitas com meias sem furos ou então calçados fáceis de tirar e pôr. Deve-se entrar descalço nos templos e nunca se aponta os pés para o buda...

Como vc vê, eu sou mais ligada na exploração urbana do que no turismo ecológico, por isso desculpe se não deu pra te passar outras dicas. Mas posso sugerir uma coisa? Já que vc pretende visitar a Tailândia, por que não dar uma passada nas outras cidades do sudeste asiático? Kuala Lumpur, na Malásia, é interessantíssima, e Singapura vale uma visita de uns dois dias. Tem uma vida noturna ótima. Não fui ao Vietnã nem ao Camboja por falta de tempo, mas me arrependi
.

No comments: