November 28, 2005

Sábado fomos aos Open Ateliers da Rijksakademie, que é um projeto para 50 artistas de vários lugares do mundo, selecionados para passar até dois anos desenvolvendo seus trabalhos aqui em Amsterdam. Uma vez por ano, o prédio é totalmente aberto ao público, que pode então conferir as obras desses artistas residentes. O espaço aliás é enorme e labiríntico, nos perdemos várias vezes procurando a saída.
Curiosamente, uma boa porcentagem dos trabalhos utilizou vídeo e/ou fotografia como mídia, seguidos de perto por instalações/objetos desconstruídos/duchampianos. E que invariavelmente eram os mais interessantes. Pintura e outras artes gráficas em geral me passaram uma falta de imaginação e transgressão total. Sign of the times? (não por coincidência, isso é um dos temas que estamos discutindo numa das matérias do mestrado, Art and Film. Há quem diga que os cineastas são os novos pintores clássicos)
Mas em geral foi bem interessante, tanto pra ver que iniciativas desse porte podem ser um verdadeiro sucesso de público (estava MUITO cheio), e portanto boas para os patrocinadores - quanto pra provar que povo que freqüenta galeria e evento de arte é tuuuuuudo igual no mundo inteiro, hahaha. Óculos de aro grosso, roupinha retrô/brecholenta, ar de tédio intelectual, vocês sabem.
Pra quem tiver interesse, o site é http://www.rijksakademie.nl/, e as inscrições para 2007 podem ser feitas online até 1 de fevereiro de 2006.

No comments: