May 09, 2006

Certo, voltei à programação normal. Estou procrastinando. Mas não completamente, porque estou tentando terminar um trabalho sobre a necessidade de um background étnico-cultural para se compreender emocionalmente alguns filmes. Ou algo assim. Ontem assisti a "The Isle", o filme mais polêmico do Kim Ki-duk. Aquele, dos anzóis. E achei num livro uma análise que diz exatamente o que eu queria, que enquanto a alguns olhos o filme parece carregado de uma violência e brutalidade gratuitas, para quem entende o pensamento oriental são apenas metáforas de uma dor interna não-verbalizada. E como em "Primavera, Verão...", o cenário é único, com a mesma sensação de isolamento e atemporalidade, quase sem diálogos. Mas "Primavera, Verão..." fala do self, e "The Isle" da dor da necessidade de fusão com o outro. É um filme lindo e perturbador.

Credo, que post chato. Deixa eu voltar pro Word que é melhor.

2 comments:

GGUEDES said...

Não achei o post chato, não.
Eu até concordo contigo, mas acho que quando a gente começa a estudar alguns elementos deste universo étnico-cultural, passa a entender estes elementos. Se bem que, ao estudá-los, também entramos em contato com este background, né? Fui um tantinho redundante. Anyway, isso foi para dizer que todas as pessoas que eu conheço que não têm, ao menos, uma admiração pelo "mundo oriental" nem entenderam PRIMAVERA, VERÃO... Por sinal, um dos filmes mais belos que já vi. E CASA VAZIA será um dos primeiros que vou baixar com a banda larga aqui em casa.

Annix said...

Miss Greenleaf, nem preciso dizer que você conhece e tem mais interesse pela cultura oriental do que muitos que nasceram numa família asiática... ;)