June 25, 2006

Dammit! Fomos hoje ao Rijksmuseum hoje pra ver a instalação do Peter Greenaway sobre o "Nightwatch" do Rembrandt. Passamos uns vinte minutos olhando o acervo, e quando chegamos na sala da instalação, uma sirene começou a tocar e o aviso : "Por favor evacuem a área! Não utilizem os elevadores!". Nem pensamos duas vezes e já nos encaminhamos direto pra saída. As pessoas à nossa volta demoraram pra absorver a informação, e os funcionários não sabiam o que estava acontecendo. Me ocorreu que poderia ser um engano, uma brincadeira de alguém, mas a gente que não ia ficar pra ver.
Fomos para o Café Cobra, em frente ao museu, e ficamos acompanhando o movimento. Uns quinze minutos depois, uma massa de gente começou a sair e ficou em volta do café, comentando. Ninguém sabia o que tinha acontecido. Uma meia hora depois, alguns funcionários do museu explicaram que alguém tinha tentado incendiar uma tela!

O museu fechou pelo resto da tarde, e viemos para casa ver o que tinha acontecido. Parece que um senhor de 69 anos jogou ácido numa das telas, repetindo o ataque realizado ao próprio "Nightwatch" em 1990. Fez um certo estrago, mas esperemos que seja restaurável. E eu (e o resto do mundo) me pergunto : por quê?

No comments: