August 21, 2006

Acabei o "Hard-Boiled Wonderland and the End of the World". Meio fantasia, meio cyberpunk e totalmente Murakami. Eu ia dizer que é uma ficção científica existencialista, mas acaba de me ocorrer que talvez seja um pleonasmo - o core de toda sci-fi é existencialismo. Será um chute ronaldístico? Ou será a obviedade plena e só eu não sabia? (duh!) Acho que preciso ler mais coisas do gênero pra saber.
Outra coisa que preciso pesquisar mais é a simbologia da sombra na cultura oriental. Em "Kafka", pessoas com "meia-sombra" têm um pezinho no afterlife. Em "Wonderland", a sombra retém as memórias e a consciência de alguém. Separado da sombra, não se tem "self". Eu queria saber se é uma idéia do Murakami ou se faz parte da mitologia japonesa. Ou de qualquer lugar, sei lá. Claro, a idéia é meio óbvia : a sombra é uma prova da nossa presença corpórea, da nossa "solidez". Se existimos, fazemos sombra (na luz, claro). Mas e uma "meia-sombra"? E as sombras do "Wonderland" não são simplesmente silhuetas - têm feições, usam roupas, têm uma consciência própria, vivem e morrem, não se limitando a ser extensões de quem as geram. Adoro ficar pensando nisso.


Não, não bebi hoje não.

1 comment:

Joaollourenco said...

É bom quando se consegue pensar nisso, mas ultimamente só vejo um conjunto de formulas matemáticas, fenomenos físicos, químicos e biológicos movimentando a humanidade.