December 11, 2006

Hoje vi mais uma pessoa que conheço falar mais do que devia no Orkut e agora anda se lamuriando sobre "os outros" darem pitaco na sua vida, bla bla bla. E eu já cansei de dizer que o Orkut (e a internet em geral) é uma mera ferramenta, quem faz mau uso é que é o culpado.

Quando se escolhe tornar pública sua opinião, vida ou hábitos, deve-se primeiro entender o sentido da palavra "pública". E aceitar que quem chega a essa informação tem todo o direito de opinar a respeito, pró ou contra.
Tudo que cai na web viaja muito mais rápido e longe que qualquer informação dada pelos meios tradicionais - TV, rádio, imprensa escrita. E por isso mesmo, o cuidado na hora de se pronunciar deve ser dobrado. Se a pessoa em questão é conhecida, ainda por cima, a responsabilidade é muito maior.

Não por acaso, a maioria dos meus amigos são prudentes na hora de se expor, e procuram ter o máximo de controle sobre o quanto revelar. E os que se escancaram assumem as consequências, de cabeça erguida (eu não tenho amigos burros nem covardes). Não é o caso dos queixosos, que se recusam a ver a própria boca grande (ou dedos soltos) como responsável. E também não por acaso, essas pessoas são as que eu classifico como "sem noção".

Ainda bem que eu não tenho amigos sem noção.

2 comments:

Beth Blue said...

uau, que meda! mas sabe que eu concordo com tudo que você escreveu...eu ainda estou aprendendo a usar este negócio de orkut, blog, etc. E pessoas impulsivas como eu sempre acabam correndo riscos desnecessários (um dia eu aprendo a ficar calada).

beijos

DaniCast said...

Blé. Eu conheço pessoas que se expõem e depois ficam apavoradas porque se expuseram, ficam com medo do que os outros vão pensar. O mais curioso - ou ridículo - é que estranhos geralmente não dão a mínima para a exposição alheia, quem realmente fica interessado ou neurótico querendo saber da sua vida é quem é mais próximo. Agora, pera lá, se a pessoa é próxima de mim, eu não ligo a mínima de me expor. Gostem de mim ou caiam fora, eu sou isso aqui. ;-)