August 12, 2007

Desculpem o sumiço. Visitas conhecendo a Europa pela primeira vez sempre merecem um tratamento exclusivo, ainda mais quando são família de uma amiga querida. E ainda mais quando uma das visitas em si é uma senhora de 62 anos ansiosa por ver tudo que o mundo oferece :)

E depois, claro, deu uma puta preguiça de escrever. Qualquer coisa - email, blog, blablabla. Hoje tô voltando pro mundo dos vivos.

Finalmente consegui ir assistir a "Les Témoins". Na estrutura tragédica clássica de três atos, poderia ser mais uma crônica de relacionamentos humanos, sexualidade e triângulos amorosos - todos temas queridos do diretor. Puro Téchiné, pura geração Cahiers. Mas aqui um acontecimento real, de um passado nada distante - o grande estouro da AIDS nos anos 80 - acaba acrescentando um elemento : o medo.

E é por situar temporalmente a história que subitamente Manu, Mehdi, Sarah, Adrien e Julie deixam de ser personagens e tornam-se reais e próximos. Ao menos para pessoas da minha geração, uma das primeiras a entrar em contato (direto ou indireto) com o que viria a ser apelidado de peste, pela velocidade com que se disseminou e pela falta de perspectivas de cura. Com ela vieram mudanças de comportamento, desconfiança, desespero, tristeza, todas bem retratadas no pequeno universo desse grupo - assim como também manifestações de amor, aceitação e solidariedade. Realmente, testemunhas de nosso tempo.

Manu é o personagem deflagrador, que entra em cena para alterar o destino de todos os outros. É também o fio condutor da história, mas o principal não é sua degradação física com a doença, mas sim como ela afeta aos que o cercam. Como em "Les Roseaux Sauvages", vários tipos de amor e atração se revelam e interagem. Há ciúmes e a ausência total dele. Há paixão e há frieza. Há egoísmo e total abnegação. Há erotismo e platonismo. Téchiné consegue que essas forças todas se complementem, sem anulação de nenhuma, compondo um retrato complexo e sensível da sexualidade humana. Vale ver.

1 comment:

Postmaster said...

Eita...
Aqui realmente é outro nível..rs.
Encontrei este seu blog qdo procurava algo em português sobre "Anlat Istanbul". Sua página foi a única encontrada. Como eu disse, é mesmo outro nível =D

E que assim continue.
Hasta!