September 10, 2007

Não há muito o que falar sobre "No Reservations" além de ressaltar que só acrescenta açúcar ao original alemão e que a melhor atuação é da Abigail Breslin. Mas o que importa mesmo é que é a representação do que eu disse ai embaixo. Kate (Catherine Zeta-Jones) é uma chef que se refugia em regras - nada surpreendente que a sua especialidade seja cozinha francesa, sofisticada, cheia de técnicas e precisões. A única vez em que deixa aflorar sensualidade é descrevendo uma codorna perfeitamente preparada, suculenta e saborosa - que mesmo assim, DEVE ser acompanhada de trufas, senão não merece ser degustada. Uma verdadeira dominatrix fetichista. Não gosta nem de provar algo da colher dos outros (saliva, yuck!). Nick (Aaron Eckhart) é o sous-chef passional, emocional, espontâneo e dado a improvisos - claro, especialista em culinária italiana, rústica, quente, pé-no-chão e associada a conforto. Quem aproveita mais a vida?

...
...
...


O Anthony Bourdain, óbvio! :)

A associação de comida ao sexo não é nem de longe nova - é primal e óbvia também. Ambos têm várias formas de serem aproveitadas, e cada uma delas oferece um prazer diferente. Às vezes queremos algo bonito de se ver, mesmo que não desça muito bem. Outras, algo confortável e familiar. Outras ainda, temos vontade de algo picante e excitante. Mas a verdadeira satisfação que ocorre quando todos os sentidos são estimulados é algo excepcional - texturas, temperaturas, cheiros, cores, sabores, sons. E pode acontecer tanto com algo cuidadosamente preparado como com algo rapidamente improvisado, sem planejamento. Às vezes, oh! Até com algo que achamos que não gostamos. Vai saber.

Portanto, não interessa se você come de tudo ou quase nada, se gosta de sorvete de mangostão ou de baunilha, de BD&SM, de homem, de mulher, whatever. O importante é : enjoy. Senão não tem graça.


(na verdade, todo esse blábláblá aí eu poderia resumir em : eu não deixaria de comer um caranguejo maravilhoso por ser necessário comê-lo com as mãos e sujar pratos, dedos, toalha de mesa, etc. É gostoso? Tô dentro, não sendo balut nem leite condensado. But that's me)

1 comment:

Beth Blue said...

hehehe, agora entendi porque nunca fui lá grande fã da cuisine française e sempre adorei a italiana (combina bem mais com meu temperamento) ;-)

no mais, este filme não está exatamente na minha lista de filmes imperdíveis mas talvez eu assista qualquer dia desses!