March 10, 2008

Comprei um quilo de batatas Roseval, uma variedade francesa que parece ser bem popular por aqui. Como elas são do tipo waxy, o melhor jeito de prepará-las é cozinhando no vapor ou na água e fazer uma salada.

E que salada! Como as Roseval têm uma textura macia (e não farinhenta) e firme, com gosto pronunciado, quase doce, ficaram bem com mostarda e bacon. Achei tão boa que vou colocar aqui.

Cozinhei as batatas em água com sal (com casca e cortadas em pedaços médios), escorri e deixei esfriar. Cozinhei no vapor uns dois punhados de vagens, mantendo o ponto al dente. Numa outra frigideira, fritei bacon picadinho e escorri, guardando a gordura.
Na gordura do bacon, salteei as batatas e as vagens, temperando com sal e pimenta. Quando as batatas ficare douradinhas, desligar o fogo e deixar esfriar um pouco. Juntei folhas de espinafre, uma cebola roxa em fatias fininhas e uns cubinhos de tomate. Fiz um molho com uma colher de mostarda à l'ancienne, suco de limão, azeite, sal e uma pontinha de colher de aioli ou maionese. Aí é só misturar tudo.

(fiz pra acompanhar um franguinho assado, mas deve ficar ótima com um filé malpassado ou churrasco - e, claro, se vc não tiver esse tipo de batata, é só usar qualquer outro)

1 comment:

Anonymous said...

Aiiiiiii
Ia fazer aquele peixe delicioso, mas acabei de mudar de idéia!!

Beijos!
Arnild