April 13, 2008



Enfim, o filme que fui ver no AFFF foi o "5 Centimeters Per Second", um anime bem bonitinho sobre o tempo e a distância. Takaki e Akari se conhecem na escola e logo descobrem uma afinidade imensa. Contudo, a família de Akari resolve mudar de cidade, e os dois começam uma correspondência que se estende por anos...até Takaki parar de escrever, pois a distância é dolorida. Cada um segue sua vida, tendo outros relacionamentos, mas sempre com o outro na lembrança. Takaki tem uma admiradora, Kanae, que o ama em silêncio. E...? O curta que o precede, "Voices of a Distant Star", do mesmo diretor, tem a mesma premissa - Mikako e Noboru são um casal adolescente que se ama, até que Mikako resolve se voluntariar para lutar no espaço contra uma ameaça à humanidade, e os amantes são separados cada vez mais pelo tempo. Uma mensagem no celular demora 8 anos para chegar, e Noboru decide não checar mais o celular a cada instante à espera de um sinal da namorada.

A animação é linda e poética, e quem já se viu num relacionamento à distância consegue identificar a angústia e a saudade que dominam o pensamento de quem não pode ter seu amor do lado. Bonito, mas não é para todos.

1 comment:

Cris Ambrosio said...

Voices of a Distant Star passou aqui num festival (não lembro qual, não lembro quando - obviamente não vi.) Eu costumava gostar bastante de anime, mas me distanciei do universo dito otaku em algum lugar do passado, sei lá porquê.

Dia desses vou ver "Akira", dizem que é excepcional.