April 08, 2008

No sábado o tempo resolveu ficar chuvoso. Assim, acabamos é indo aos Musées Royaux des Beaux-Arts, que incluem o museu de arte antiga e o de arte moderna. Como o de arte moderna ia fechar das 13h às 14h pra almoço (wtf?), começamos por lá.

Coleção bem interessante, boa pra quem quer se aprofundar um pouco em arte belga. Permeke e Rik Wouters eram dois que eu não conhecia e me chamaram a atenção. Traços fortes, robustos - um na pintura e outro na escultura. Spilliaert também achei bastante interessante, algo entre Hopper e DeChirico. Alguns Magritte bem legais, vários Marcel Broodthaers (dos 3 museus em que vi obras dele, este é o que tem o maior número e as mais interessantes).

Mas a atração do museu pra nós foi mesmo o...elevador. Sério, o elevador tem assentos. Cinco ou seis de cada lado, confortáveis, parece uma salinha de espera. Achamos engraçadíssimo e o usamos duas vezes. Ou três, talvez. Ha.

Pro almoço, consideramos o café do museu. Parecia ótimo, mas movimentado demais. Fomos pra rua e encontramos o recomendadíssimo Le Pain Quotidien. Padaria chique e restaurante orgânico caminhando lado a lado, com mesas coletivas e serviço rápido. Tartines, saladas e docinhos bem interessantes. Pedi a tartine de frango defumado, abobrinha grelhada, tomates e coentro, ótima.



Voltando ao museu, terminamos a parte moderna (tinha até uma foto enorme de SP, do Thomas Struth. Fiquei emocionada quando reconheci o prédio do Banespa, uma placa do SESC e o anúncio de cuecas) e fomos para a de arte antiga. Eu estava ansiosíssima pra ver o que eles tinham do Hieronymus Bosch e do Pieter Brueghel, o Velho. Do primeiro, há três obras, mas o incrível tríptico "The Temptation of St. Anthony" é realmente a imperdível. Do segundo, o mais interessante é "Le Massacre des Innocents", que tem uma releitura feita por seu filho, Pieter Brueghel II, exposta na mesma sala. Fiquei indo e voltando dos dois quadros pra comparar.

Nesse dia, entramos também na Notre-Dame du Sablon, uma igreja bem gótica e com vitrais lindos. A parte aberta a circulação é pequena e apertada, mas achei a fachada a parte mais digna de nota - muitos detalhes e decorações.

Conhecemos também a grande Catedral de St.Michel e Ste.Gudule - imensa, com traços de várias épocas. Os restos da igreja romana sobre a qual foi fundada no século XIII podem ser visitados, descendo-se uma escada. Ou pode-se ver de cima, por uma gradezinha vazada no chão da catedral.

De lá, fomos fazer compras : CDs na Caroline Music, atrás da Grand Place (a variedade não é grande, mas dá pra encontrar coisas legais), e depois andamos pela rue Neuve, a rua comercial. Muita gente, muitas barracas de gaufres, e no final dela o shopping center City2. Igual aos nossos no Brasil, e tem uma Fnac no último andar. Se não estivesse tão cheio, eu teria vasculhado bem mais. Mas ver aquele povo todo de lá pra cá é meio desanimador.

Demos uma olhada rapidinha na igreja Notre Dame du Finistère, perdida no meio das lojas da rue Neuve. Pequena, e pelo jeito bastante frequentada pelas pessoas do bairro. Fomos então encontrar o Antonio em frente à Monnaie, e depois de andarmos por trás da igreja Sainte-Catherine, ele nos levou para jantar no ótimo Fin du Siècle, um restaurante discreto, informal e movimentado. Pudera, a comida é maravilhosa (stoemp com saucisses, incrível), o público jovem e moderninho, o ambiente festivo e barulhento.

Depois passamos pela rue Antoine Dansaert, que concentra lojas descoladas e estilistas novos, e acabamos a noite no Le Cercle des Voyageurs, um bar que seria frequentado pelo Indy, se ele existisse de verdade. O tema é, obviamente, viagens. Tem poltronas confortáveis, chás e bebidas de todos os lugares. Muito, muito agradável.

2 comments:

Patricia Veltri said...

oi annix
nao sei se vc ja voltou mas ja q vc esta na onda belga sexta feira em rotterdam tem motel mozaique
se vc nao conhece da uma olhada na internet
e um evento anual e mto bacana
mas o plus desta edicao e o show da banda belga Deus
eles estao com cd novo
eu vou estar la...
xx
P.)

Annix said...

Oi patricia,

obrigada, eu já conheço o Motel Mozaïque sim. O CSS tocou no ano passado. Este ano eu iria por causa da Ebony Bones, mas ela vai tocar aqui em A'dam amanhã :-)
dEUS eu não curti o último álbum, eles fizeram show aqui faz...um mês? Sei lá.