October 15, 2008

E ainda falando de turistas sem noção, terminei de ler outro livro que a Anita me deu : "Around the World in 80 Dinners". Tinha tudo pra ser interessante - um casal autor de livros de culinária passa três meses rodando o mundo atrás das especialidades gastronômicas de vários países : Indonésia, Singapura, Índia, China, França, Nova Caledônia, Austrália, Tailândia, África do Sul e até o Brasil.



Eles pesquisaram extensivamente sobre os lugares visitados, e planejaram bem o trajeto. O problema é que é um casal de meia-idade norte-americano. E como tal, eles têm certos preconceitos e medos que gente tão viajada não deveria mais ter. Aw, c'mon. Querer experimentar comida de rua na China mas não o fazer por não terem um "local" que os orientasse? Todos os hotéis em que eles ficaram são de padrão altíssimo, e me cansou um pouco ficar lendo sobre tardes preguiçosas na piscina ou no quarto. Tipo, e eu com isso?

Curti os capítulos sobre Bali e Singapura, o da África do Sul nem consegui ler, de tão tedioso, e o da China me deu uma VA tremenda, quando eles são convidados a participar de um programa de TV com um chef chinês, e por sua vez preparar um prato americano - e decidem fazer SALSA, porque acham que é fácil de fazer se o estúdio não tivesse uma estrutura legal. Se foderam, porque no final o chef chinês apresentou um banquete tão suntuoso que eles perceberam que preparar uma salsa ia ser no mínimo uma afronta, e deram um jeito de se esquivar. Mas pô, SALSA?

A parte final é bem legal, quando eles babam pelo Rio e por Salvador sem paternalismos e com um super respeito pela cultura local. Mas em geral, achei um livro bem irregular. Meio como quando aquela sua tia volta de viagem e quer te mostrar toooooodos os vídeos e fotos, e contar toooooooodos os detalhes porque tem certeza de que você quer saber. Em algumas coisas você presta atenção, nas outras você balança a cabeça e diz "ahã" de vez em quando, pra fingir que está ouvindo.

2 comments:

Galaxy Of Emptiness said...

Putz, e parecia ser legal, ahahaa!
Bom, pelo menos o livro tem umas receitinhas...tomara que dê pra aproveitar! bjs!

Anonymous said...

hahaha, adorei a parte da salsa...
pelo menos não fizeram "guacOmole"
:-D