January 04, 2009

Há uma semana em SP, e parece muito mais.

No aniversário da Anita, fomos assistir a "La Belle Personne" ("A Bela Junie") no Belas Artes. Que susto eu levei com o cinema, todo reformado! Curti, especialmente a bilheteria na frente e a lojinha de DVDs. O outro susto foi o preço do ingresso, 16 reais. Meu cérebro ainda está em 2004, pelo visto (depois lembrei que fui ao Espaço Unibanco ano passado ou retrasado, e também me assustei).

Para as apaixonadas pelo queridinho Louis Garrel, o filme é certeiro : aposta em longos close-ups (palavra estrangeira também mudou o hífen?) do moço, alternados com o olhar triste da lindíssima Léa Seydoux (uma mistura de Jane Birkin, Leslie Caron e Chan Marshall). Mas o elenco é todo jovem e belo, e dança uma bela quadrilha de amores incompletos e paixões avassaladoras, baseada levemente no romance "La Princesse de Clèves". Apesar de prezar mais a intensidade que Truffaut e Rohmer, Christophe Honoré é um herdeiro digno dos dois, tanto na estética quanto na temática. Com uma mão um tantinho mais pesada, talvez. Mas gostei bastante de alguns detalhes : um esgar que se controla pra não se abrir num sorriso, uma Paris sem clichês, a transposição do drama para a vida no colégio. Dramático e melancólico, mas também lírico e romântico. Bacana.

2 comments:

Beth Blue said...

Caramba, já faz uma semana?!! E eu nem sequer tinha ouvido falar deste filme (shame on me) mas se o cara é herdeiro de Truffaut e Rohmer vou ter de assistir né? ;-)

Ah, eu ando aqui trocando umas figurinhas com a Cris A., garota muito esperta mesmo!

beijos e curta Sampa...

Galaxy Of Emptiness said...

Nossa, descobri que a atriz tem 23 anos!! Parece tão mais nova...

Neste exato momento janto speculaas!! Quanta felicidade!! Obrigada!!! Bjs!!!