February 06, 2009

Eu sempre fui fãzaça do Kevin Smith. Pra mim, ele era a voz da minha geração, obcecado por cultura pop, romances falidos e humor doente. Diálogos inteiros antológicos. Criou filmes marcantes como "Clerks" e "Dogma". Lançou o Jason Lee ao mundo, e só por isso ele já teria cumprido sua missão na Terra. "Chasing Amy" sempre foi um dos meus favoritos, apesar da voz irritante da Joey Lauren Adams. "Jersey Girl" certamente foi um equívoco, um caso isolado em meio a uma obra sólida e consistente...

...mas não. Depois de ver "Zack and Miri Make a Porno", saí tão estraçalhada que não consegui acreditar que aquilo tivesse saído da mesma cabeça que criou Jay e Silent Bob. Premissa interessante, mas desenvolvimento absolutamente preguiçoso. Nem UMA frase digna de citação, nem UM personagem bem construído, nem UM toque de humor decente. Bobo e raso, clichê e tedioso.

A presença do Seth Rogen é obviamente uma tentativa de surfar na onda "Superbad", mas nem ele salva essa bomba. Tudo que ele fez foi me deixar confusa no começo, achando que estava vendo um Apatow ruim (o que não existe, btw). Daí entrou a costumeira participação horrenda da mulher do Kevin Smith, e lembrei que filme eu tinha vindo assistir.
Colocar a Traci Lords também foi uma jogada esperta - ícone pr0n e pop, perfeito. Mas ela está tão envelhecida (e é tão má atriz) que acabou sendo patético, coitada. Elizabeth Banks, a Miri, é bonita, de um jeito completamente errado. Parece uma Parker Posey mais nova e white trash.

E tudo isso falhando, minha única esperança era o Jason Mewes. Pancada, junkie mas gato, tenho um crush inexplicável nele. E, putz, fail também. O cara perdeu os dentes, e os implantes/dentadura que ele está usando deixaram a dicção incompreensível. E perdeu a vivacidade, parece envelhecido e cansado. Nem aquela bunda incrível conseguiu me animar.

A visão de sexo é infantil, a de relacionamentos é adolescente. Teria sido engraçado se a idéia de um spoof pr0n de Star Wars tivesse ido pra frente, mas ela surge e some. E pra quê? Só pra gastar meia hora bolando nomes engraçadinhos de filme usando referências nerd?

Querido Kevin Smith, acho que vai demorar pra eu conseguir ver um filme seu de novo. Ou você está ficando retardado, ou eu é que fiquei velha, mas obviamente não estamos mais falando a mesma língua.

Maldita a hora em que o Silent Bob resolveu falar.

2 comments:

lisa said...

nossa, achei esse filme uma merda. total perda de tempo. fiquei decepcionada.

Beth Blue said...

Puxa, F. estava louco pra ver este filme, e eu curiosa...mas depois de ler sua recensie tenho minhas dúvidas se vale a pena!

Ah, eu também adoro Clerks e Chasing Amy! Muito legais mesmo.