February 09, 2009

O Saj, na Vila Madalena, foi uma surpresa agradável. Recém-inaugurado, ambiente bonito e agradável, serviço atencioso, bons preços e com pedigree. Precisa de alguns ajustes na cozinha, mas nada que não possa ser remediado rapidamente. Como estávamos em cinco pessoas, conseguimos pedir uma quantidade de pratos boa para se avaliar o cardápio num espectro amplo. Como entrada, uma combinação de pastas (hummus, babaganoush e coalhada seca) com dois tipos de pães : árabe e o Saj, pão-folha com zátar (quase um roti, um círculo grande de massa fina e dobrado em quatro). Bem corretos, e os pães feitos na hora, muito bons. O quibe cru também estava bom, embora precisasse de um pouco mais de hortelã. O falafel foi um pouco estranho : bem crocante e em porção de cinco sobre uma salada verde, mas senti falta dos temperos tradicionais. Gosto de falafel quase verde : o do Saj é grão-de-bico puro, parece. Bom, mas não exatamente tradicional, talvez.
Os charutos vegetarianos, feitos com couve, e as linguiças árabes foram pedidos mais por não serem comuns em outros restaurantes libaneses. Não se destacaram muito, porém. O melhor prato de todos, na minha opinião, foi o Arroz Califa : úmido, saboroso, bem temperado. E pra quem tiver saudade do Chocolamour do Bambi, é um dos destaques entre as sobremesas. Me senti com cinco anos de idade de novo.

Se eu voltaria? Lógico, o mundo precisa de mais comida libanesa sempre.

O Chi Fu era outro lugar a que eu devia uma visita. Agora em novas instalações, onde até dá pra se levar a mãe, porções imensas de pratos primariamente cantoneses podem ser divididas em lazy susans (aquela parte giratória em mesas redondas - tem nome em português?), servidas com rapidez e uma certa brusquidão. Pedimos bifum à singapore, camarões do tamanho do meu punho fechado, arroz frito com linguiça chinesa, lulas com aspargos, sopa de milho e ovos e costelinha braseada. Comemos em seis e a conta não chegou aos 190 reais, com bebidas. De sobremesa, melancia e egg tarts, a versão chinesa dos pastéis de nata portugueses. Nada memorável, mas delícia do mesmo jeito. E, pelo amor de deus, se você for lá, não peça yakissoba e frango xadrez. A culinária chinesa é tão rica e variada, merece ser explorada.

2 comments:

xris said...

ai, eu adoro o chi fu. na última vez que fomos, pedimos pato. aí veio a cabeça dele, com aquela cara de quem já viu a cara de todos os que pediram pato por lá. logo que o prato chegou, a garçonete veio com o hashi e levou a cabeça embora, haha. (acho que já postei essa foto, não?)

Annix said...

eu não vi! hahahaha, eu teria morrido de rir se tivesse acontecido comigo!