June 02, 2009


Roma continua parecendo saída de um filme dos anos 50 - o charme retrô dos cafés e lojas, a elegância italiana caracteristicamente vistosa, as casas cor de terracotta com roupas penduradas na janela, as pessoas caminhando de maneira firme, mas sem a pressa das outras grandes metrópoles. Claro, se você tirar os turistas da cena.

O hotel, o Verona, é pequeno, bem-cuidado e recomendadíssimo. O staff é extremamente profissional e simpático, a estrutura toda nova e imaculada, e a localização preciosa : do lado da Santa Maria Maggiore, e a algumas quadras da Roma Antiga, com vários restaurantes e bares ao redor.

E o quarto tinha sacada! Tudo bem, a vista dava para o pátio do hotel e para o estacionamento do restaurante da frente, mas também tinha algumas árvores e outros predinhos interessantes, o que dava um ar tranquilo e bucólico às manhãs quentes.

A grande sacada dos museus do Vaticano é ir à tarde - não pegamos fila e estava relativamente tranquilo, mesmo sendo sábado. Vistas incríveis do alto da cúpula da Basilica de San Pietro, missa com coral, fotos do topo do Castelo de Sant'Angelo, muitos sinos de igreja, caminhadas intermináveis entre as ruínas do Foro Romano e do Palatino sob o sol, pizza bianca recheada de mortadella e aperitivi para descansar. Ainda estava rolando o Giro d'Italia no domingo, e a multidão em volta do Coliseu só aumentava a impressão de se estar prestes a ver gladiadores e leões na arena. Continuo achando emocionante pisar em solo histórico e imaginar romanos antigos passeando por ali. Não encontrei o melhor carbonara da cidade e nem um bom supplí ainda, mas não faz mal. A moeda na Fontana de Trevi funcionou uma vez, há de funcionar de novo.



(Rossano Brazzi e Maggie McNamara, como adoro!)

3 comments:

Galaxy Of Emptiness said...

Vaticano é demais, Bernini foi O Cara!
Minha vida foi encurtada em uns três anos, depois que subi todos aqueles degraus da basilica...ow, viu os pirulitos com a cara do Papa, nas vendinhas de doce?

GGUEDES said...

Que coisa! Depois deste post vou ter que me segurar aqui para não embarcar no primeiro vôo com destino à Roma.

Beijos.

Beth Blue said...

Pois eu ainda vou conhecer Roma nesta vida, aguarde-me...mas até hoje só passei pelo aeroporto :-(