December 01, 2010

Definitivamente, desapaixonei de Paris. Meu coração não dança mais quando desço na Gare du Nord. Mas pode ter sido também pelo atraso de 85 minutos do Thalys na chegada, vai saber. E o frio. Mas a verdade é que acho que a cidade não me desperta mais curiosidade, após esses anos todos e incontáveis visitas. Tudo já é familiar demais, tanto os defeitos como as virtudes, e perdi o interesse.

Percebi isso este fim de semana, ao ir encontrar uma amiga que está lá pela primeira vez. Gosto de ciceronear pessoas, talvez pra poder reencontrar um pouquinho da sensação de novidade por tabela. É sempre gostoso rever os velhos pontos da cidade sob uma luz diferente quando alguém querido se emociona com eles. Mesmo que a gente mesmo esteja meio entediado.






E Paris, como que percebendo o distanciamento, tratou de jogar surpresinhas no meio do caminho, só de birra. Como assim, cansada de mim? Então, a visita à St. Eustache acabou tendo um final de missa incrível com órgão de tubos como bônus; a Notre-Dame, um ensaio de orquestra, coro e solistas bem no meio da Catedral. Se eu sempre senti falta de uma trilha sonora em alguns lugares do mundo, ali ganhei o mais adequado : um oratório de Natal de Bach, com o som ecoando pelos arcos enquanto eu admirava os vitrais.

Atravessar a Pont Neuf à noite, ir ao Marché des Enfants Rouges e encontrar uma feirinha de antiguidades e cacarecos no caminho, comer no L'As du Falafel, ver a cara de surpresa das visitas ao ver a Torre Eiffel piscando no começo da noite, dar de cara com uma aglomeração na Champs-Elysées e descobrir que era o lançamento de um filme com a presença do Brad Pitt (pena que a gente não o viu, queria ter dito "BuongioRRRno" pra ele), perceber que já tinha passado em frente da Chapelle Notre-Dame de la Médaille Miraculeuse (!) várias vezes e nunca ter se dado conta...

Ok, Paris, você provou seu ponto. Uma visita nunca é igual a outra. E posso não estar mais apaixonada, mas continuaremos bons amigos ;)

No comments: