June 27, 2011

Aagh. Tanta coisa.

O Holland Festival deste ano foi especialmente imperdível - Laurie Anderson, Isabelle Huppert, Sidi Larbi Cherkaoui, Sasha Waltz, Peter Brook, Wooster Group - foi difícil escolher. Mas com ingressos de 35 a 40 euros, não dava pra ir em tudo.

Acabei optando pela "Une Flûte Enchantée", do Peter Brook, e a montagem de "Vieux Carré" do Wooster Group.
Fiquei absolutamente encantada com o primeiro e entediada com o segundo, olha só (o oposto do que eu esperava). Mas a leitura minimalista de Brook da ópera "Die Zauberflöte" vai ser a minha definição de beleza por muito tempo. Bambus, iluminação simples e um piano : tudo com o objetivo de deixar a música de Mozart brilhar por conta própria, sem adornos. Um elenco de cantores muito decente - exceto a soprano no papel de Pamina, que me irritou pela fraqueza e inexpressividade (infelizmente, não era a que aparece neste vídeo), e pronto - quando vi, já estava chorando no meio. E querendo ver de novo.
(pena que já estava tudo esgotado - mas parece que vai ser encenada em Porto Alegre mês que vem no POA em cena! Se for pra SP também vai ser demais :)

Já a montagem de "Vieux Carré", do Tennessee Williams, foi cansativa e pouco ousada. Bons atores, mas muito apego a um texto pesado acabou tornando a peça chata e arrastada. Não há cenografia industrial e modernidades que segurem. Enfim, eu devia ter ido ver a Isabelle Huppert fazendo "Un Tramway".

No comments: