May 16, 2004

Domingo, voltamos para as redondezas de Beyoglu para algo especial - uma vez por mês, os dervishes fazem seu ritual giratório no Mosteiro Mevlevi, que se encontra bem ali, numa ruazinha mais tranquila no começo da Istiklal Caddesi. Como não acredito em coincidências, ali estávamos bem nessa uma vez do mês, e portanto tínhamos que assistir.
Chegamos cedo e visitamos o cemitério do mosteiro, onde gatinhos variados fazem companhia aos sufis ali sepultados. Logo se formou uma fila e lá fomos nós para o salão principal.
A dança dos dervishes é algo fascinante, tanto em seu significado como na execução. Baseada na apresentação deles em SP há alguns anos, me surpreendi em ver só homens jovens e bem barbeados rodopiando numa sincronia inacreditável. Nada de longas barbas pretas...
Depois disso, demos mais uma volta pelo bairro e entramos no mercado de peixes de Galatasaray - que não vende só peixe, por sinal. Nozes com mel, temperos, frutas, jóias em prata, pôsteres antigos de cinema, bric-à-brac.
Jantamos mais comida turca (eu tinha que comer um döner, claro!) e rolamos até o hotel novamente (de táxi, claro).

No comments: