March 26, 2006

Aproveitei então para conhecer o Museu de Arte Moderna de Arnhem. Foi interessante como introdução à arte moderna holandesa - que, com exceção do Maurits Cornelius Escher e Mondriaan, era completamente alienígena pra mim. E que interessante! Uma exposição sobre ilusão e fantasia reuniu vários trabalhos de 1925 a 1950 onde predominam crânios humanos e seres de pesadelo. Dick Ket e Carel Willink, Charley Toorop e Pyke Koch. Gostei muito de uma série de 15 retratos de pessoas mortas. Rostos emaciados, tons esverdeados e expressões ora serenas, ora de agonia. Pena que não lembro o nome do artista.
Na parte contemporânea, algumas instalações dignas de nota e a video-arte de Lida Abdul, uma artista afegã que trabalha com vídeo e fotografia e fez algumas séries em Kabul entre 2000 e 2004. A exposição especial era do alemão Franz Radziwill, mas francamente achei pouco expressiva.
Mas o melhor mesmo? A vista. O museu fica numa parte elevada com vista para o rio Reno. O dia podia estar chuvoso e escuro, mas a visão do rio por entre árvores desfolhadas made me stop on my tracks.



No comments: