June 28, 2006

Recebemos mais uma visita estes dias. Mestre AA, Rosa e Fê chegaram cansados no sábado à tarde, mas estava dispostos a dar umas voltas para reconhecer o terreno. Começamos pela Centraal e fomos descendo até o Dam. Muita gente, credo. Subimos a Kalverstraat e paramos no Café Belgique, um bar minúsculo especializado em quê? Cerveja belga, claro. Não tinha De Koninck, tomamos Palm, Duvel e Hoegaarden Grand Cru.
Continuamos andando e fizemos outra parada no De Beiaard, um dos cafés que consideramos "nossos" e ficamos batendo papo. De lá fomos andando até o Museumplein, sentamos no gramado verde até dar a hora de jantar. Escolhemos o Sama Sebo, ali do lado. As críticas o apontam como um dos melhores indonésios da cidade, e está sempre cheio. Não tínhamos reserva, mas conseguimos uma mesa. O bami (noodles) e o nasi (arroz) goreng são ótimos, e o molho de amendoim dos satés surpreendentemente delicioso - não tão adocicado como se costuma ver em alguns outros lugares, e com pedacinhos de amendoim, em vez de ser uma pasta uniforme e lisa.
Já cheguei à conclusão de que nunca vale a pena pedir uma rijsttafel (uma sequência de pratos pré-arranjada), e sim montar a sua própria, pedindo apenas o que se deseja. Sai muito mais barato e satisfaz mais.

No comments: