June 28, 2006

O domingo começou tarde, porque todo mundo estava muito cansado. Fomos comer um falafel no Maoz da Leidsestraat : bom, saudável e barato. Voltamos então ao Museumplein, e as visitas foram ao museu Van Gogh enquanto nós fomos ao Rijksmuseum (e aí aconteceu tudo aquilo do post lá de baixo). As crianças foram passear e nós, os velhos, fomos pra casa descansar, comer andijvie stampot e ver o começo do jogo da Holanda.
À noite, pra compensar a indignação com maníacos destruidores de obras de arte, fomos ao show do Gilberto Gil no Concertgebouw. Era o encerramento do festival Amsterdam Roots, e o lugar estava quase lotado. Tínhamos convites com lugares bons na platéia, mas chegamos um pouco atrasados e resolvemos sentar em qualquer lugar que estivesse livre, já que todo mundo já estava acomodado e o show começando.
Devo dizer que o Ministro fez o que sabe melhor : cantou, dançou, cativou a platéia, comandou a banda, fez o Concertgebouw pular e cantar junto num pique inacreditável. Teve momentos charmosos, como tocar "When I'm 64" dos Beatles, uma hora antes do próprio Gil completar 64 anos.
Mas o que mais me divertiu foi observar a audiência. Oitenta por cento de brasileiros, certamente, que não tinham que pensar duas vezes antes de abandonar as cadeiras e dançar na maior animação, de bracinho pra cima e tudo - certamente matando a saudade. E os vinte por cento de holandeses observando, doidos de vontade de fazer o mesmo mas ainda tímidos. A chance veio na última música, quando TODO mundo se levantou, e assim os laranjinhas tiveram a cobertura perfeita pra arriscar uma balançadinha.
Depois do show, fomos ao backstage para que AA pudesse dar aquele abraço (haha) no amigo e agradecer os convites. Gil tem um ar muito zen, olhar calmo, fala baixo. Foi simpático e atencioso, olha nos olhos ao apertar a mão. Rolou uma champagne pelo aniversário, ficamos um pouco e resolvemos debandar quando um grupo de fãs chegou com uma mesa (é, uma mesa!) com um bolo (é, um bolo!), hahaha. Cantaram parabéns e tudo, foi simpático.

1 comment:

Anonymous said...

Eu cheguei a conhecer a criatura pessoalmente no hotel lá em PoA City. Ele é bem assim mesmo.