July 28, 2006

Terminei esses dias o ótimo "Kafka on the Shore", do Haruki Murakami. Teria acabado antes, mas nos últimos capítulos tive o impulso de deixar o livro quietinho na minha mesa, como que para prolongar um pouco mais a convivência com Kafka e Nakata. Ainda me impressiono com a capacidade do Murakami em criar um mundo onde o absurdo e o irreal se portam com tanta naturalidade que nem questioná-los é possível. Tentei explicar a história pro Akira e soou como se eu estivesse contando um daqueles sonhos estranhos que a gente tem de vez em quando (no meu caso, sempre). Chuva de peixes, Johnny Walker, fantasmas de gente viva, um homem que não sabe ler e fala com gatos, um adolescente que foge de casa pra morar numa biblioteca, um caminhoneiro que descobre Beethoven.
Não esperem algo na linha de "Norwegian Wood". Na verdade, quanto mais leio, mais eu acho que esse, apesar de ser o mais conhecido (e maravilhoso), é exceção. But don't let that stop you.
Mesmo.
(agora lendo o site dele, vejo que ele disse isso mesmo - que "Norwegian Wood" foi o único livro realista que ele escreveu)

1 comment:

GGUEDES said...

Tá na lista. Se bem que eu prometi a mim mesma que só compro outro livro quando terminar de ler os 30 que estão esperando em minha mesinha de cabeceira...
Beijos e namarië.