July 27, 2006

E essa questão de se mostrar Amsterdam como um paraíso coincide com outra sobre a qual tenho observado nos últimos meses - a do fluxo de imigrantes brasileiros ilegais pra cá, que deu uma crescida visível recentemente. Trombei com um casal deles na feira, há algum tempo, e eles me disseram que agora que a Inglaterra está fechando gradativamente as portas, o destino dos imigrantes é a Holanda. Segundo eles, a cada semana chega um monte.

Não duvido - cada vez que saio de casa vejo mais brasileiros, claramente não turistas, circulando, discutindo trabalho, coisas de família, como ligar para o Brasil, etc. Nas comunidades do Orkut, alguns já perguntam se é possível viver ilegal aqui. O curioso é que, na minha opinião, a Holanda não é o lugar mais fácil pra se viver sem estar regularizado. É um país minúsculo, e pra absolutamente tudo é necessário provar sua existência oficial - conta de banco, aluguel, trabalho. Na Inglaterra, existe a possibilidade de se trabalhar 20 horas semanais sendo estudante e uma verdadeira rede de informações entre brazucas. Aqui, são no máximo 10h por semana - o que exclui muito tipo de emprego - e a maioria dos brasileiros aqui, pelo que vejo, passaram por todos os trâmites requeridos para um visto de residência (e que trâmites!), então não vêem com bons olhos quem queira burlar o sistema.

(adendo : este deve ser um dos países mais complicados no mundo pra se conseguir um visto de residência por casamento - as exigências são burocráticas, o serviço de imigração pode ser intransigente, as regras mudam constantemente. E agora ainda inventaram um exame de integração pelo telefone antes da concessão do pré-visto)

Quanto ao idioma, bem...grande parte das pessoas que se aventuram não fala outra língua além do Português mesmo, então aprender inglês, holandês ou húngaro dá na mesma pra eles, imagino.

(isso não é chute meu. Trabalhando numa companhia aérea européia no Brasil, todo dia você vê quantos vêm para a Europa - Espanha, Portugal, Irlanda e Inglaterra - em busca de trabalho sem nunca ter nem entrado num avião. Ou saber onde fica o país para onde vai, ao menos. Um caso clássico é

Check-in : "Seu destino final é Barcelona?"
Passageiro (com cara de susto) : "Não, moça, eu tô indo pra Espanha!"
)

Mas enfim, com essa novela, vamos ver como vai ser o panorama daqui a uns meses. Acho que vou abrir um boteco brasileiro e faturar vendendo coxinha para os saudosos...hahahahaha

3 comments:

Joaollourenco said...

Os nossos designer da marca Olympikus (calçado esportivo da fábrica Azaléia), todo ano dão uma passada em USA e também uma na Europa, e o tour normal é Berlin Milão, Amsterdam e Londres, semana passada eles voltaram e tive falando com eles e dessa vez não passaram ai na Holanda, nunca entendi direito porque passavam ai, apesar que tive um choque em Glasgow e vi que os caras lá lançam mais moda que muitos outros lugares famosos.

Anonymous said...

AAAAAAAAAAAAAAAARRRRGHHH! É aquilo que eu já comentei trocentas vezes contigo: essa gentalha só serve pra queimar o filme, fechar as portas e complicar a vida de brasileiro honesto que quer fazer tudo direitinho pra ficar legal em outro país. Exprika mió esse negócio de "exame de integração pelo telefone", plis?

E pode apostar: depois de ver aquela enxurrada de campos de tulipas e moinhos em Amsterdan (?), as Creuzas vão achar "bunitu" e ... prepare-se pra ver em breve uma roda de pagode por aí, fia.

Anonymous said...

Segure a sua bolsa, guarde seu celular e deixe seu ipod em casa, porque quando voce menos esperar, estara caminhando no mais novo Largo do Arouche. Quanta tristeza!

E nao eh uma boa ideia abrir um botequinho, porque eles nao vao ter dinheiro para comprar nem as coxinhas, e ainda vao ficar de 5 em 5 minutos pedindo emprego... Sugiro que voce subloque 1 apartamento para 20 brasileiros, ja que eles nao vao ter nem credito nem vao falar o minimo de ingles para alugar qualquer coisa que nao seja de outro brasileiro... no maior estilo argelinos nos suburbios de Paris. Voce vai ficar rica explorando brasileiros!

Boa sorte!