August 07, 2006

Acabei de ver no YouTube uma matéria do programa do Gugu (tem nome ou é "Programa do Gugu" mesmo?) sobre emos. Achei surpreendentemente muito boa, informativa e relativamente neutra. E entendi finalmente que o emo é o correspondente atual ao gatecrasher dos anos 90.

(Tá, cybermanos, clubber-favela, cyberkids, crasher kids, como queiram. Clubber-favela é preconceituoso mas define bem, ué. Shoot me).

Pra quem não lembra : jovens, geralmente de classe média-/baixa, em busca de algum tipo de identidade ou aceitação. Que escolhem um grupo/tribo e criam uma versão amplificada, exagerada, exacerbada (e geralmente sem o conteúdo) do mesmo, e acabam por dominar os locais que os objetos da imitação frequentam. Não ligam de ser o knock-off" (versão falsificada) do que eles admiram, contanto que passem a mensagem (qual?).

Achei triste. Primeiro, porque só evidencia o desespero de "pertencer" a algum grupo. Segundo, porque acabam sendo uma caricatura de tudo aquilo em que se baseiam. Terceiro, é patético ver adolescentes usando a grana do papai e da mamãe pra montar o modelón emo e ainda quererem pagar de outsiders. Quarto, o estilo é uma colagem absurda de várias coisas incompatíveis. E é tão "moda" que eles sabem há quanto tempo aderiram a ela. Quinto e último, a música é uma bosta.

4 comments:

xris said...

ai, eu sou tão emo que chorei ANTES da menina junto com a vó, hahaha!
e sobre o css.. acho que muito em breve eles farão show em amsterdam? o bonde do rolê já passou por aí, não? de qqr maneira, vc vai acabar perdendo esse show pq vai estar tipo no méxico ou algo assim. pq vc SEMPRE consegue estar fora quando as bandas fazem shows no seu quintal..

Joaollourenco said...

Realmente é um saco quando a idéia original se disvirtua e vira modinha. Mas é o caminho normal. O pior de tudo é aparecer algo no Gugu, é muita baixaria, acho que nunca este programa poderá virar culto como trash. Apesar de ter coisas povão que sobem de classe e viram cult, é um caminho de duas vias. Esclarecendo, eu não gosto de emo... meu gosto punk congelou nos anos 70, 80.

Anonymous said...

"Domingo Legal"?

Vixe, eu tô véia, pois num sabia o que era emo.

DaniCast said...

Pois é, o que mata mesmo é que a música é uma bosta.