August 18, 2006

E já que o assunto ficou meio nipônico, fomos ao museu Van Gogh hoje ver a palestra dada por uma amiga, a Maaike, sobre mangá e animes. Ela é uma acadêmica holandesa especializada em cultura japonesa, e casada com um músico japonês, o Seigen. Como era de se esperar, ela falou sobre Naruto, Yu-Gi-Oh, Hayao Miyazaki, cosplay, o básico. Fiquei sabendo que a indústria de mangás gera uma grana inacreditável. E eu esperava ver mais freaks e otakus na platéia, mas a maioria da audiência eram tiozinhos e tiazinhas. Tinha uma gothic lolita, paramentada comme il faut dos pés à cabeça, holandesa também. Bizarro.

Como é a Japanese season no museu, a exposição de objetos da era Meiji também foi bem interessante. O museu transferiu temporariamente as telas de Van Gogh que têm referências orientais pra essa sala, como ilustração.

Aproveitamos pra ver a performance da dupla Viktor&Rolf, "Women from Tokyo & Paris", uma coisa linda, absurda e cor-de-rosa. Duas bailarinas, uma de quimono e outra de vestido, uma sobre tatami e a outra sobre chão de madeira, oriente e ocidente. Música de kotô e Erik Satie. Fiz um videozinho pra vocês terem uma idéia.

2 comments:

xris said...

sabe pq vc não reconheceu o público da palestra?
pq aí não tem emo. :P

Anonymous said...

Que bom que vc colocou esse filme.Assim eu pude ter ideia do que acontece fora daqui.Muito lindo!