September 11, 2006

Comprei um DVD que eu nem sabia que existia : "Jan Kounen - 4 Films". Eu assisti a dois longas dele na minha vida, "Dobermann" e "Blueberry" e achei bem interessantes, porque não são muito comuns, nem visualmente nem no ponto de vista (se bem que tenho que confessar que o maior atrativo neles pra mim é o Vincent Cassel, hahaha). Mas não são filmes que alguém possa amar - no máximo achar divertido ou incômodo.
Já nos curtas fica mais evidente o punch surrealista à moda Jeunet (não por acaso, a parte visual de um dos curtas, "Vibroboy", é do Marc Caro). Fica evidentíssima a influência do Shinya Tsukamoto e seus "Tetsuo" - algumas sequências são iguais, como os personagens correndo em "Gisèle Kérozène", e o surgimento do "Vibroboy", montado a partir de pedaços de ferro-velho. Achei "Capitaine X" bem legal, com uma câmera subjetiva a partir de um cara "duro de matar". Falta ver "Le Dernier Chaperon Rouge", com a Emmanuelle Béart, mas promete ser bom.

No comments: