October 31, 2006

A viagem já começou bem. O check-in da Vueling foi exemplar (e eu entendo disso). Sem filas, eficiente e em um minuto já estávamos com os cartões de embarque na mão. Fomos com calma para o portão, passando rapidamente pelo raio-x. O embarque começou pontualmente, o vôo saiu no horário e a tripulação correta e amável. O único senão seriam os assentos muito juntos uns dos outros, mas fora isso nem se lembra que se trata de uma empresa low-cost.
Chegamos em Barcelona lá pelas duas da tarde, e compramos os tickets para o Aerobus (3,75 euros), que pára na Plaça de Espanya e Plaça de Catalunya. Da Plaça de Espanya, descemos a pé a Avinguda Paral.lel e chegamos ao hotel, na frente do metrô Poble Sec.
O Silken Concordia é ótimo, confortável e tem um staff muito atencioso. Deixamos as mochilas e saímos a pé.
Passamos por El Raval, um bairro que só pode ser definido como "cortiçódromo", mas que é muito interessante ao mesmo tempo. Prédios e mais prédios em estado precário, com roupas estendidas em todas as janelas, lado a lado com prédios hiper-modernos como o MACBA e bares e cafés hip. Prostitutas, marroquinos, moderninhos, junkies.
Passamos pelas Ramblas e chegamos à Plaça Reial. Paramos na Cervecería Canarias e pedimos dos cañas, xoriços fritos e calamares à Romana. Os calamares não eram nada de mais, mas os chorizos!
Fomos andando então até a Plaça de Catalunya, onde fomos ao prédio que abriga a Fnac, a Sephora e a Habitat (isso, tudo junto - e mais umas lojas!). Não achei o livro comemorativo de La Fura dels Baus e fiquei frustrada. Contudo, no caminho de volta para o hotel, passamos pela livraria La Central del Raval (c/Elisabets, 6), especializada em livros de arte e bingo! Arrematei o último exemplar. O livro é um arraso, e vem com um DVD.
Na Carrer de Sant Pau, achamos La Confitería, um bar lindo que foi uma confeitaria em 1912 e parte da Ruta Modernista. Vale parar para uma cerveja ou café só para desfrutar da decoração e iluminação.
Descansamos um pouco no hotel e saímos pela vizinhança. Paramos primeiro num bar simpático e com déco almodovariana, o Zodiac. O guia recomendava um restaurante chamado "Taverna La Tomaquera" ali na Carrer Margarit, mas acabamos encontrando um outro na mesma rua, o "O Meu Lar". Comemos caracoles, aspargos com presunto ibérico, pão com tomate, salada verde e dois pedaços de carne imensos. Foi barato e ótimo. Dormimos LINDOS.

No comments: