November 01, 2006

Sábado, fomos tomar um espresso num café no caminho pro centro e fomos até o Mercat de la Boquería. Lotado até a boca, conseguimos circular um pouco mas desistimos logo. Mas tantos peixes, cogumelos, frutas, presuntos e queijos pareciam irresistíveis e resolvemos voltar outro dia.
Andamos pelo Barri Gòtic, passando por todas as vielas tortas medievais e admirando as construções de pedra. Uma das que achei mais interessantes foi a Carrer de Sant Domenech del Call, mas a Carrer d'Avinyò, frequentada por Picasso, também faz jus à fama, com lojinhas descoladas e bares. Seguindo a Carrer Ferran, achamos o Vildsvin, um restaurante/bar moderninho e com ostras ótimas. Andamos mais e achamos a Plaça de Sant Miquel, atrás da Generalitat de Catalunya.
Acabamos indo parar no Port Vell, andando todo o Passeig de Colón e Passeig de Joan Borbó. Achei muito triste as pessoas comendo nos restaurantes carésimos nas arcadas do Museu Histórico de Catalunya sendo olhadas pelos camelôs africanos do outro lado da rua, em frente à praia. Resolvemos ir até a Barceloneta, e paramos num boteco para uns boquerones e uma porção de bacalhau no alho e óleo inesquecível.
Fomos então passear por La Ribera, nas vizinhanças do Passeig de Born. Lojinhas lindas, Museu Picasso (não fomos), Carrer de la Princesa, Carrer Montcada. Fiquei impressionada com a Església de Santa María del Mar e botei na cabeça que deveríamos voltar no dia seguinte.
Voltamos pro hotel pra um banho e um descanso, e saímos de novo. Pegamos o metrô até o Passeig de Gràcia e ficamos andando por essa outra Barcelona, de avenidas amplas e prédios luxuosos como em Paris. Ver as casas Battlò e Milá (La Pedrera) à noite é uma experiência que recomendo, porque a genialidade das curvas de Gaudí ficam ainda mais evidentes com a iluminação apropriada.
Fomos até o bairro de Gràcia, na Plaça de Rius i Taulet que normalmente abriga uma boa vida noturna, mas por algum motivo (ou por causa das obras ali) estava bem parado, mesmo sendo sábado à noite. Pulamos então de novo no metrô (6,65 euros o T-10, um bilhete múltiplo de 10 multipersonal, a good deal sendo que um bilhete individual custa 1,10 euros) e descemos nas Ramblas, perto do Liceu. Acabei comendo um sanduíche por ali mesmo e voltamos para a Av. Paral.lel, onde surpreendentemente o movimento estava mais animado do que em Gràcia. Fomos de novo ao Bar Zodiac pra uma saideira, quase fomos massacrados por um grupo de portuguesas peruas faladeiras e fomos dormir.

No comments: