November 03, 2006

Finalmente, na segunda acordamos cedo e fomos ao supermercado perto do hotel antes de fazer o checkout. O Condis é meio um Extra, com os básicos e sem produtos de luxo. Mas no caso, o que a gente queria mesmo eram os básicos : queijos espanhóis (comprei duas bandejas de degustação, com cinco tipos diferentes em cada uma, além de um pedaço de manchego maturado), boquerones no vinagre, latas de vários tipos de mariscos, azeitonas verdes gigantes, molho de pimenta local, anchovas, etc.
Enfiamos tudo nas mochilas, pedimos para o hotel guardá-las até o final da tarde e saímos para o Mercado da Boqueria. Ainda eram onze e meia da manhã, então o movimento estava tranquilo, sem as multidões do sábado. Resolvemos comer no Kiosko Universal, que tinha os camarões mais atraentes expostos. Pedi uma parrillada mista de frutos do mar (Gambas, almejas, calamares, navajas e peixe) e Akira gambas a la plancha com aspargos. Tudo preparado ali na chapa com um pouco de sal e um molho de salsinha e alho. A foto do meu tá aqui, a das gambas não saiu, mas asseguro vocês de que estava lindo o prato.



Com uma cerveja e uma água com gás, a conta saiu 38 euros. Pros dois. Juro que não acho caro.

Começamos então a fazer as compras - um pedaço de jamón serrano aqui, uns fuets ali, morcilla de cebolla, chorizos frescos, chás, atum defumado. Satisfeitos, fomos de novo à Plaça Reial tomar uma cerveja, e eu não resisti - tive que pedir umas patatas alioli. Batatas fritas crocantes com maionese de alho, hum! Ficamos um tempo no sol ali e depois fomos andar mais. Na Plaça de Sant Miquel, paramos pra mais cerveja, desta vez uma San Miguel especial, e mais boquerones e azeitonas com manjericão. Andamos de novo e voltamos à Boqueria porque queríamos sardinhas (acho que estou assustando vocês). Àquela hora, o mercado já estava lotado de novo, então fomos num dos bares da frente, o Petit. Não tinham sardinhas, mas fizeram um outro tipo de peixe na plancha pra nós. Não sei o nome, mas achei muito bom. Algo entre uma anchova e uma sardinha, tanto no sabor como no tamanho.
Finalmente, resolvemos voltar ao hotel. Andamos, passamos por outro mercado, o de Sant Antoní, que tem na sua área externa uma série de barracas vendendo roupas baratas e outros trecos. Passamos rapidinho por ele, e continuamos andando. A certa altura, notamos que estávamos na direção errada. Achamos então a Plaça de Espanya e fomos descendo de novo. Como já estava em cima da hora, acabamos pegando um táxi, o que foi uma ótima decisão. Por 20 euros, chegamos em 15 minutos ao aeroporto, onde de novo não pegamos filas de espécie alguma e ainda conseguimos comprar duas garrafas de cava. Uma delas é ótima, a Juvé y Camps, e a outra ainda não abrimos, mas promete.

Enfim, foi tudo isso e muito mais, mas seria impossível anotar tudo. Minha primeira vez em Barcelona foi há dez anos, em 1996. Os lugares são os mesmos, as ruas continuam no mesmo lugar, a Sagrada Família permanece imóvel. Mas eu era mais jovem, não tinha blog, não existia câmera digital portátil, não tinha o meu corintiano querido, não morava aqui. Na época, era a segunda cidade européia que eu conhecia e eu tinha a firme convicção de que eu nunca esqueceria aquela viagem.

E, claro, hoje até eu me surpreendo agora do tanto que esqueci. Acabei vendo tudo desta vez como se fosse pela primeira vez, mas óbvio que quem mudou não foi a cidade.

2 comments:

Beth Blue said...

Nossa, nunca um post me deu tanta fome, que delícia hein! Me lembro de ter comprado umas cositas gostosas no Mercado de La Boqueria, entre elas salsichas defumadas, azeitonas e anchovas.

Anonymous said...

Sinto-me humilhada com meu humilde hábito de só procurar nos supermercados humildes potinhos de riz au lait quando viajo... o.Ô