September 14, 2007

Fui ao cinema ontem. Durante os trailers, fiquei pensando em como estou cansada de certos gêneros - épicos, de época, filmes "sérios" hollywoodianos (oxymoron, I know), filmes britânicos mostrando looooongas tomadas de campos verdejantes e costumes vitorianos, filmes sobre guerra (TODAS elas), filmes sobre o mundo cão do terceiro mundo feitos e estrelados por americanos, filmes americanos com UM ator europeu para dar aquele ar de cosmopolitismo exótico, filmes holandeses querendo copiar os americanos, adaptações americanas de sucessos europeus/asiáticos/whatever, filmes brasileiros endossando a estética da fome, comédias italianas sem graça, filmes sobre mulheres loucas pra casar mas que não admitem, filmes sobre adolescentes problemáticos, filmes sobre julgamentos...af. E por uma horrível coincidência, a maior parte do que está em cartaz aqui se enquadra em alguma dessas categorias aí. Tudo encheção de linguiça, seguindo fórmulas seguras enquanto o sucessor de "Matrix" não vem, ou pra cumprir contrato.

Por sorte, o que fui ver é uma bela prova de que ainda existe vontade de se fazer cinema comme il faut - com cuidado, com um bom roteiro, com bons atores, sem artifícios para se prender a atenção a não ser uma trama bem elaborada, que não se prende a um formato pré-definido. No excelente "La Sconosciuta", Giuseppe Tornatore nos apresenta um enigma : quem é Irena? O que ela quer? De onde vem? Presa ou predador? Por quê? E o que mais me intrigou : como nos solidarizamos tanto com ela, mesmo sem saber nada sobre seus motivos? Será a bela trilha do mestre Morricone?

Não posso falar muito sobre o filme sem entrar na história e nas respostas, dadas a conta-gotas - e analisá-lo seria redundante. Portanto, o que me resta dizer é : assistam.

2 comments:

Cris Ambrosio said...

Estou há algum tempo aqui pesquisando, mas não achei a data da estréia aqui!!

Descobri que o nome será A Desconhecida e que foi comprado pela Paris Filmes... num post de um blog do O Globo de Maio de 2006. Devo ficar preocupada?

bjs

Annix said...

Bom, já é uma boa notícia que o filme foi comprado por uma distribuidora aí! Aguarde que deve estrear!