December 01, 2007

Eu tenho um certo problema com recomendações e hypes em geral. Com música até que eu tolero mais. Mas livros...recomendação eu só ouço de gente de quem eu tenho certeza sobre o (bom) gosto. E hypes? Bom, saiu em lista de best-seller já é três-quartos do caminho pra eu não ler. Apareceu na lista da Veja, então, eu já risco da minha na hora, hahahaha.

O saco é quando os amigos indicam coisas. Como quando a Gabi (Mrs. Fergusson) disse que Donna Tartt era sensacional, há uns anos. Essa era uma autora que tinha passado completamente fora do meu radar. Fiquei com a idéia de comprar "The Secret History" me martelando por séculos a cabeça, como um dever procrastinado eternamente. Aí, finalmente comprei, há um ano e pouco. E deixei o livro lá na estante, mofando. Por um lado, eu sabia que se a Gabi gostou, certamente é bom. Sem dúvida. Do outro, a coisa de "ter" que ler. Eu odeio "ter" que fazer qualquer coisa que não seja pela minha vontade e capricho puro e simples. E fiquei adiando abrir o livro, provavelmente num protesto inconsciente : "eu leio quando EU quiser". Dã. Don't ask me, eu sei que é ridículo : eu não aguento ser mandada nem por mim mesma. ¬¬

Finalmente parei com essa bobagem e agora tô me xingando internamente por não ter começado antes - porque é bom mesmo. Extremamente parecido com o Bret Easton Ellis de "Less Than Zero" (no wonder), mas com personagens mais trabalhados, intrigantes.

Eu consigo ser muuuuito tonta às vezes.

4 comments:

Anonymous said...

Cafésso que me dá certa dor no coração ver o último livro do Hômi no top dos mais vendidos. Bons tempos aqueles em que as edições encalhavam e faziam piada com ele, dizendo que ele "levou todos os seus leitores à Feira Literária de Paraty dentro de uma van"... o_o

Beth Blue said...

Hehehe...eu tenho o mesmo problema, é só falarem muito de um filme ou livro que eu já fico de pirraça (e se sair na lista da Veja eu também corto!!!)

Por coincidência, também tenho o Secret History da Donna Tartt há uns dois anos aqui na prateleira esperando ser lido - me recusei a comprar The Little Friend porque era hip demais, rsrsrsrs então comprei este (que dizem as más línguas é um dos melhores mesmo). Agora com este seu post fiquei até com vontade de ler ;-)

Joaollourenco said...

Não gosto de recomendações, só de citações ou opiniões, se é que me entendem.

Annix said...

muié, o livro do DM tá no topo dos mais vendidos pq ele escreve pra...Veja. Oras ¬¬

Beth, eu tb!!

Ô, João, como entendo. Tb prefiro ler opiniões e citações e tomar a decisão de ler sozinha, sem alguém esfregando na minha cara "lê!!!!"