December 17, 2007

"My Blueberry Nights" é a primeira incursão do Wong Kar-Wai em inglês, com atores não-chineses. Pouco importa, porque em qualquer idioma seria igual.

A cinematografia e o roteiro lembram um dos trabalhos primordiais, "Chungking Express" - o mesmo universo urbano de solitários, desiludidos e abandonados pelo amor, o clima melancólico de olhares longos, as cores quentes preenchendo os silêncios. Os elementos que se repetem : o café, as chaves, o policial, os encontros ao acaso. As duas cantoras nos papéis principais - Faye Wong e Norah Jones.

Quase um quadro de Hopper. A vida vista pela vitrine.

Não é o melhor do Kar-Wai. Mas é muito bom. David Strathairn tem um personagem incrível, o melhor de todos. Com a Rachel Weisz linda e vulnerável, eles fazem o melhor arco narrativo do filme, o mais intenso. Natalie Portman é sempre eficiente em ser adorável e ambígua, e a cereja do bolo é a curta participação da Chan Marshall (e claro, Cat Power na trilha). A Norah Jones não precisa atuar muito - ela é o fio condutor, a escada, o pano de fundo para cada história. Até para a própria. Seus sentimentos são óbvios - os outros é que são um mistério.

Aren't they?

2 comments:

Beth Blue said...

Ai Jesus!!! Já estava morrendo de vontade de assistir o filme e agora ainda mais...Devo ir na segunda que vem com o F. (sigo domingo à noite para Haia).

E você escreve resenhas como ninguém, viu? E eu adoooooooooooooooooro gente inteligente ;-)

Andrea Drewanz said...

Poxa, tenho que ver este filme também!!!
A Beth já havia falado sobre ele, e agora vc vem com este post maravilhoso.
Será que o filme vai demorar a chegar aqui?
Bjo