March 29, 2008

Pra quem mora em SP (ou na Itália), provavelmente este post vai ser a coisa mais desnecessária do mundo. Mas aqui, onde encontrar uma boa margherita é tarefa para o Indiana Jones, uma receita incrível de massa de pizza é uma preciosidade. E eu achei.

Adaptada desta receita do 101Cookbooks, converti as medidas para unidades de kg e não deixei repousando um dia todo na geladeira. Deixei crescer até dobrar de volume uma vez, amassei de novo e deixei crescer mais uma vez. Dividi a massa em dois pedaços e estiquei (com as mãos, sem rolo) em duas fôrmas de pizza, deixando repousar mais uns 20 minutos antes de cobrir com o molho.

Fica ótima : leve e cresce linda, fazendo aquela borda deliciosa. Se você gosta de pizza tipo pan, como as da Pizza Hut, é só cobrir o fundo de uma fôrma mais funda com bastante azeite de oliva antes de colocar a massa. Fica crocante por baixo e fofa em cima. Eu prefiro a tradicional, então só unto de leve a bandeja e salpico farinha de trigo ou de milho.

Massa de pizza é sempre a mesma coisa - mas esta é bem legal na proporção de sal-farinha-água-óleo. Acabei usando menos do que a receita pede - fui amassando e incorporando o líquido até a massa ficar lisa e elástica, em vez de jogar tudo de uma vez.

574g de farinha de trigo
3 g de fermento de pão instantâneo (aqui, é meio envelope)
12g de sal

1/4 de xícara de azeite de oliva
1 e 3/4 de xícara de água fria (usei menos).

Misturar os ingredientes secos e depois ir adicionando os líquidos, sovando bem. Cobrir a bola de massa com um pouco de azeite, cobrir e deixar descansar por umas duas horas, num lugar quentinho. Socar a massa de novo, enrolar numa bola novamente e descansar de novo.

O molho foi normal - refogar alho e cebola picados em azeite, sem deixar dourar, acrescentar uma lata de tomates pelados e o líquido, sal, açúcar e orégano. Cozinhar até engrossar um pouco e reservar.

Coberturas : champignons (um vidro de cogumelos em conserva picadinhos, sal, alho e salsinha picados. Juntei também uns cogumelos frescos fatiados e refogados com alho, tomilho e vinho branco), escarola com bacon, margherita e portuguesa.

Da próxima vez, vou tentar deixar a massa descansar 24h na geladeira como diz a receita, mas ficou ótima mesmo sem fazer isso.

1 comment:

Anonymous said...

hummmm, eu estava a horas querendo uma receita confiável de pizza. agora tenho. tá anotado.