May 18, 2008

E contrariando minha política de me manter longe do centro de Amsterdam aos fins de semana, fui hoje ver qual era do Wereldboekenmarkt. Com essa história de ser a World Book Capital de 2008, atividades literárias estão pipocando pela cidade há um mês, e nada mais atraente para as traças do que um mega-mercado de livros espalhado pelo centro.

Fui mais pela curiosidade e pra checar a diversidade dos livreiros, então não me demorei muito em nenhuma barraca. Em algumas era até difícil chegar perto e olhar com calma os títulos apinhados em caixas e cestas - aliás, isso foi um dos fatores que me desanimou de cara : muitos livros, muitos gêneros e pouca ordem. Acho um saaaaaco ficar passando os olhos por um monte de lombadas de assuntos que não me interessam. Imagina fazer isso em mais de mil stands espalhados em 5 km. Nah.

Enfim, o clima bom ajudou o grande sebo a céu aberto e vi bastante gente comprando. Entre os vendedores, havia de tudo : de livros infantis antigos a especialistas em livros sobre terroristas e táticas de guerrilha (!). Quadrinhos, livros de arte, romances, sci-fi e fantasia, História, cartões postais vintage, best-sellers, etc, a precinhos bons. Baciadas de usados a 1 e 2 euros cada, exemplares novos entre 10 e 15 euros. Os livros antigos nem sei quanto custavam :)

E no final das contas, achei coisas que eu queria muito pela metade do preço : a edição americana de "1602" e os dois últimos volumes de "Nana". Guilty pleasures baratinhos são mais gostosos ainda ^_^

1 comment:

Beth Blue said...

Legal! Eu tinha ouvido falar do boekenmarkt sim...mas sábado foi festa do Liam (você não imagina a loucura) e depois o Freek veio pra cá. Domingo fomos ao VGM e esqueci completamente da feira :-(