November 08, 2008

Ok, cheguei nas 38 horas sem sono e aí capotei. Dormi doze horas e tô ótima.

O legal de ir todo ano a NY e a SP é acompanhar as mudanças - restaurantes que abrem, prédios que brotam, lojas que fecham. A Europa, nesse aspecto, é tãããão estável e sonolenta...uah.

O New Museum of Contemporary Art é um bom fruto dessa renovação constante. Aberto há menos de um ano, em plena Bowery e em meio a casas de equipamento para restaurantes e comércios chineses, é uma construção absurdamente linda, por dentro e por fora.


A exposição principal até janeiro do ano que vem é da interessantíssima Elizabeth Peyton. Em meio ao ambiente completamente branco, os rostos de figuras como Kurt Cobain, Jarvis Cocker, Sid Vicious, John Lydon, Georgia O'Keeffe, Patti Smith, Pete Doherty, Jackie Kennedy, David Bowie, os irmãos Gallagher e outros contemplam os visitantes com expressões serenas e indiferentes. Alguns baseados em fotos, outros esboçados ao vivo, num traço incrivelmente delicado, que contrasta com as cores vívidas que usa. Figurativa, urbana e pop, é uma artista bastante intrigante - tanto pela escolha dos temas quanto pela forma de retratar : referências clássicas e modernistas com o vigor do rock 'n roll. Literalmente, arte contemporânea.

Infelizmente, a outra exposição, da Mary Heilmann, é daquelas que fica melhor em catálogos e livros. Algumas obras são boas, mas em geral não pude evitar pensar: "isso eu também faço". Ao vivo achei clichezento e nada empolgante, e bem aquela imagem de arte moderna que alimenta o preconceito que a maior parte das pessoas têm : a de que não significa nada.

Mas enfim, se forem visitar o museu (devem!), o façam aos fins de semana, quando o magnífico Sky Room está aberto ao público. Inteiramente branco, futurista e clean, tem uma vista fenomenal da cidade. Dar uma festa lá deve ser incrível.



3 comments:

lisa said...

quando li no nytimes que os trabalhos da e. peyton estariam expostos, tive vontade de pegar um avião e ir lá! tudo dela é muito delicado. a própria artista é bem fofa e interessante. a vi em uma entrevista e tem voz doce, fala bem, é bastante perceptiva e calma. uma graça!

aqui está a matéria: http://www.nytimes.com/2008/10/10/arts/design/10peyt.html?_r=1&oref=slogin

espero que goste.

beijoca

Annix said...

eee, obrigada! Vc ia adorar, lisa... :)

Andrea Drewanz said...

Nossa Anna, que visuaaaaal!
Quanto à artista, obrigada por me apresentar... ainda não a conhecia.
Bjssssss