January 18, 2009

Estou aproveitando pra ler umas coisas que ou passaram batido por mim ou não foram publicadas na Holanda . Comecei por "O Espinafre de Yukiko", de Frédéric Boilet, francês que se dedica ao que ele chama de nouvelle manga. E é bem isso : como o cinema da nouvelle vague, é reflexivo, introspectivo, e trata da transitoriedade do amor e das relações humanas em imagens que vão do rabisco rápido ao desenho detalhadamente realista, baseado em fotos.


Li também "Fraise et Chocolat", da namorada de Boilet, Aurélia Aurita (que é um nom de plume, na verdade). Gostei mais do trabalho dela, por ser mais cru e escancarado. Confessional, feminino e sexual, mas num traço bem simples e juvenil. Achei intrigante, sem falar na certa identificação que rolou.



Mas até agora, o melhor foi o excelente "Fun Home", da americana Alison Bechdel. Cheio de referências literárias e observações inteligentes, disseca e exorciza uma relação pai-filha complicada e ambígua, cheia de segredos e frustrações. Realmente excelente e cativante.

E a farra continua, ainda tenho uma prateleira cheia aqui na minha frente. Yay!

No comments: