July 30, 2010

melhor sequência do filme
 "Inception" é muito bom. Mas confesso que estou meio confusa com tanto texto por aí destrinchando o filme, zilhões de análises e comentários de gente que não entendeu. Really, gente, não é pra tanto. Os efeitos visuais são incríveis, e algumas sequências são de tirar o fôlego (e o elenco também, he), a divisão em níveis cujos tempos correm em velocidades diferentes é bem pensada e eu curto a temática de sonhos. Mas me irrita um pouco a tentativa de colocar uma carga emocional na trama, e concentrada em um só personagem. Desequilibra, porque todos os personagens acabam tendo profundidade e desenvolvimento emocional ZERO. O Cobb do DiCaprio tem um arremedo de conflito, e o personagem do Cillian Murphy chega perto, um pouco por obrigação, pra justificar a ação (e o filme). Fora isso, o resto é cerebral e físico.

E não tenho nenhum problema com obras cerebrais e físicas, eu gosto. Tramas intrincadas, delírios visuais, brincadeiras com (a)linearidade. O que me mata são as forçadas de barra pra criar "emoção" onde não cabe, e ainda mais nas costas de um ator fraco. Foi inevitável lembrar de "Matrix" e do impacto todo que ele teve na época. Mas não é comparável de verdade, até porque "Inception" tem menos elementos "cultuáveis" (ao passo que "Matrix" foi todo pensado pra gerar culto - dos figurinos à mensagem messiânica), e em geral é um filme bem mais criativo, além dos recursos visuais hoje serem superiores aos da década passada. Enfim, é filmão, bem produzido e empolgante. Mas não mais que isso.

1 comment:

Rodrigo Candido said...

Nada melhor do que ir ao cinema apenas pra se divertir. Sinceramente eu ignorei a maioria dos textos que tentavam destrinchar o filme, os lances filosóficos/sociológicos e o cacete... Putz, li um comentário sobre a falta de ética em sobre o conceito de invadir e pantar informações no sonho das pessoas (?!)

Me empolguei mesmo com a direção, pois o Nolan cada vez mostra que pode criar cadas vez climas mais tensos :)