August 30, 2010

 A morte prematura do Satoshi Kon me deu o empurrão pra finalmente assistir a "Paprika", o único dele que eu ainda não tinha visto e estava aqui na fila há meses. Só aumentou a sensação de perda, porque a cada filme dele me surpreendo com a riqueza visual, os personagens sólidos e quase reais, a capacidade de contar histórias improváveis e futuristas com um quê de poético. Tudo bem, eu passaria sem as sequências "filme de ação" do meio pro final, mas até entendo a escolha. E, sim, "Paprika" é o que "Inception" gostaria de ter sido. A inspiração é evidente, apesar da diferença de desenvolvimento, mas não dá pra deixar de pensar em como o Nolan poderia ter feito um filme tão melhor se tivesse deixado de lado a rigidez e embarcado mais na natureza dos sonhos. Enfim. Meu favorito ainda é "Perfect Blue", mas este merece estar entre os melhores, fácil.

No comments: