February 25, 2007

Na sexta-feira, tínhamos uma reserva para o almoço no L'Astrance (feita há um mês), o restaurante de Pascal Barbot e Christophe Rohat que acabou de ganhar sua terceira estrela Michelin este ano. Descemos na estação Passy às onze e meia, e fomos matar o tempo andando pelo quartier, com a Tour Eiffel bem ali do lado.
A casa é pequena e moderna, e ainda estava vazia quando chegamos. Fomos recepcionadas e acomodadas, nos ofereceram um apéritif. Pedi un petit champagne, e o sommelier me serviu uma taça de alguma coisa absolutamente divina. Não guardei o nome (crap!), só o fato de ser feito inteiramente de Pinot Noir. O perfume era delicioso, frutado, e o sabor surpreendentemente seco E rico. Junto, chegaram alguns amuse-bouches - uma pequena torrada de brioche coberta de manteiga e lascas de trufas pretas, e uma colherinha com uma emulsão de parmesão. Jesus, já começou bem.
Nos cardápios, trazidos pelo próprio Rohat, nada de pratos listados. Apenas uma lista dos ingredientes da estação que podem ser utilizados nos menus - Déjeuner, d'Hiver e Astrance - todos surpresa. Claro que pedimos o menu de inverno.

O primeiro prato foi um shot glass com creme de bacalhau, iogurte com cardamomo e por cima espuma de cardamomo. Pela primeira vez na minha vida, quase chorei ao provar a primeira colherada.
Depois, algo que é um clássico do lugar, foie gras com champignons. Imaginem um mil-folhas, sendo que a massa são fatias finíssimas de champignon de Paris intercaladas por fatias de foie gras e uma gotinha de purê de limão. Depois, scallops passados na frigideira com creme de iogurte e curry, um velouté de aipo com creme de parmesão e trufas negras E uma fatia de trufa por cima, uma carne branca (porco) absurdamente macia e suculenta ao alho-poró e gengibre, acompanhada de uma fatia de berijela ao missô, um peixe (lotte) pan-seared com baby bok choy, sorbet de limão com pimenta vermelha, e mais umas três ou quatro sobremesas, já nem lembro mais (tortinha de ganache de chocolate, algo com leite de amêndoas, pêras cozidas com espuma de...sei lá, e um prato com frutas frescas cortadas). Tudo servido com elegância (sem ser pedante) e quase numa coreografia. E quando a gente acha que terminou, ainda vêm madeleines e um eggnog ao jasmim, dentro de uma casquinha de ovo de verdade. Delightful.
Não tiramos fotos, mas este blog e este fizeram o serviço. Claro que alguns pratos variam, porque afinal o menu é surprise. E sabem de uma coisa? Vale cada centavo.

No comments: