February 27, 2007

Na terça fomos até Chelsea ver se o Gordon Ramsey tinha razão ao dizer que o Vingt Quatre tem o melhor breakfast da cidade. Pedi um hambúrguer, que embora um pouco fussy, estava bom. Não é excepcional, mas como diz o nome, fica aberto 24h e tem de tudo um pouco no cardápio, além de ficar num dos bairros mais legais de Londres.

Depois fomos até a Tate Modern ver a exposição especial da minha dupla favorita, Gilbert&George. Wow. Dezoito salas cobrindo todas as fases, dos desenhos em carvão sobre papel até uma série de painéis criados especialmente para essa mostra.
Gilbert e George se encontraram há 30 anos e desde então nunca se separaram, tornando-se uma entidade que é uma obra de arte em si - dinâmica, pensante, agressiva e questionadora. Vendo as séries de "esculturas" (na verdade, grandes painéis compostos, usando fotografia como base pra uma série de tratamentos diferentes) "Cherry Blossoms", "Dead Boards" e "Bloody Life", por exemplo, é impossível não ficar impressionado com o vanguardismo desses dois, ainda na década de 70. Imagens aparentemente simples, que montadas do jeito certo passam todo um universo de significados. A série "Dirty Words", então, é punk rock até o talo. E por aí vai, passando pelas décadas de 80, 90 e os anos 2000.
Mas sinceramente, eu odiei a fase atual deles. Desde que descobriram que podiam trabalhar suas imagens digitalmente, o conteúdo simplesmente evaporou. As obras a partir de 2003 me parecem meramente uma casca, sem força. Bah.



Cunt Scum, 1977. Foto do site da Tate.


Como o badalado Anchor&Hope é praticamente atrás do museu, pensamos em dar uma olhada pra ver se conseguíamos mesa para o jantar. No chance, seis da tarde e o gastropub já estava cheio. Pensamos em ir ao Tas, um turco bem cotado exatamente do outro lado da rua, mas aí vimos o Livebait...
No geral, muito bom. O fish and chips da minha irmã era absurdamente gigante, e o meu haddock defumado com purê de batatas com ervas bem saboroso. Um pouco caro, mas o serviço é atencioso e tem uma carta de vinhos razoável.

No comments: