August 01, 2007

Por falar nisso, alguém consegue definir exatamente "charme"? Só consegui explicar com uma frase gigantesca, "qualidade que torna atraente sem ter ncessariamente relação direta com beleza física". Mas mesmo assim talvez seja mais que isso, sei lá.

Pensei nisso porque assistindo ao "Ensemble...", não pude deixar de notar como os atores franceses em geral são um poço de charme natural. Incrível. Seja segurando um cigarro, dando um sorrisinho besta ou simplesmente olhando para o nada, eles conseguem parecer as criaturas mais atraentes da terra. É alguma coisa ligada a autoconfiança, à consciência corporal, à atenção aos prazeres, acho. E daí também me veio outro insight : o oposto total, os holandeses. Jesus, finalmente eu entendi o que me incomoda neles : a falta total e absoluta de charme. Alguns podem ser até bonitos (homens e mulheres) e tal, mas você olha dois minutos e diz : "cansei de você - next!".
Não sei se é o excesso de "camponismo", se é a secura calvinista, mas eu vejo holandeses atuando e eu tenho vontade de sair correndo. E até agora, o que assisti de produções daqui por algum motivo só tem gente gritando, discutindo, drama mesmo. Saca americano caipira? Então.

E eu ia finalizar colocando umas fotos como estudo comparativo, mas desencanei porque em foto até a Britney Spears consegue sair bem (embora ultimamente não tenha sido o caso). O negócio é ver a pessoa andar, falar, respirar. Mas como enfeitar nunca é demais e eu já tinha separado essa foto mesmo, vai o Guillaume Canet.

7 comments:

João said...

Fiquei pensando bastante sobre o assunto, nada ficou claro, apenas que é muito difícil descrever algumas coisas, é mais fácil comparar, mas ao comparar corre-se o risco de confundir outra característica em vez da desejada.
Veio uma coisa a cabeça, também não sei explicar.
As morenas são charmosas as loiras são sexy?!?!

Beth Blue said...

nossa, que enfeite bonito este...agora mesmo é que vou correndo assistir o filme, ainda mais que meu querido F. já confirmou o download!

e sim, os franceses são donos de um charme que eu nem tenho palavras pra (tentar) explicar...parece que está na natureza deles, os sortudos nem precisam se esforçar...

beijos

Cris said...

Cacordo prenamente que charme não tem nada a ver com beleza física. Mas já notou como em 99% dos casos tem a ver com CRÁSSE? Cito um exemplo conhecido: Raul Cortez (R.I.P). E Sean Connery, semi-mumificado, continua aquela lou-cu-ra. Sobre atores franceses, me veio o Gerard Depardieu na cabeça como exemplo de exceção do que tu falou...

annix said...

Ô, eu acho que até o Depardieu tem o seu charme, por incrível que pareça. Acho que é o sangue como a Beth disse, num é possível, hahaha.

É, sobre a CRÁSSE, acho que é por aí.

Pois é, João, comparar nesse caso num resolve. Hm, vou pensar no caso morenas x loiras.

Lê said...

Concordo contigo sobre os franceses.Nunca fui à França, mas mesmo sem saber se todo esse charme é propaganda enganosa ou não, tenho na minha lista três deles empatados em primeiro lugar. Benjamin Biolay (e ainda é casado com a Chiara Mastroianni, pra deixar o charme mais imbatível ainda) , Mathieu Kassovitz, e Gaspard Ulliel, (tava noivo(?!) da irmã do Vicent Cassel, mas acho que ele acordou pra vida e deu um "au revoir" ).

Gal said...

Realmente, o charme é difícil de conceitualizar, mas é tão fácil de se perceber! Agora, colocar os atores francesas chega a ser covardia. Gaspard Ulliel, mesmo muito novinho, é uma coisa séria. E essa figurinha, da foto, Guillaume, rouba todas as cenas de A PRAIA e dá show em FELIZ NATAL. Por sinal, nesse último filme tem um outro, que não é francês, mas que é charmoso também: Daniel Brühl. Adoro ele.

Beijos e namarië.

Antonio Fontelles said...

Eu sempre achei os atores e atrizes franceses charmosíssimos. Principalmente as atrizes. Amo todas as atrizes francesas. Isso mesmo, todas, sem exceção. Meu caso de amor com as atrizes francecas começou com a Catherine Deneuve, que quando nova era parecidíssima com a minha mãe (um complexo de Édipo básico?), e nunca terminou. Fanny Ardant, Emmanuelle Beart, Julie Delpy, Jeanne Moreau, Juliette Binoche, e a melhor de todas, a grande Isabelle Huppert. Olha, acho que eu ainda escrevo um post sobre elas.
Agora, em relação aos holandeses. Tem uma atriz holandesa que eu gosto, a Katja Schuurman. Ela pode ser um pouco exagerada, mas pelo menos é feita de carne e osso, a gente nota que ela tem conteúdo, tem vida batendo dentro dela.
E sabe de quem eu também gosto? Dos atores ingleses, quase todos. Adoro o Jeremy Irons, aquela voz maravilhosa dele, aquela elegância natural... ach...
XXX/A