"Ratatouille" já está sendo aclamado nos food blogs mundo afora como uma absoluta delícia. E com razão. Mas mesmo quem não tem uma paixão profunda por gastronomia, Paris, desenhos da Pixar ou ratos com aspirações humanas vai adorar o filme. Primeiro, porque eu não acredito que exista um ser humano pensante que não goste de pelo menos uma das alternativas acima. C'mon : Comida? Criaturas fofas e carismáticas? PARIS? Ya gotta be kidding me.
Segundo, porque é dirigido pelo Brad Bird, que até agora tem dois filmes muito adoráveis no currículo : "The Iron Giant" e "The Incredibles" - que, se não são nenhuma revolução no cinema, ainda assim são divertidos e emocionantes sem cair no piegas.
Com colaborações de gente como Tony Bourdain e Thomas Keller, é um retrato surpreendentemente realista da rotina cachorra de uma cozinha profissional entremeado com uma boa dose de fantasia e (acima de tudo) amor à arte culinária - que sim, é tratada como arte, mas acessível a meros mortais. Quem se entusiasma com o perfume de um ramo de tomilho vai saber do que estou falando.
E, não sei se ando hormonalmente emotiva demais, mas a verdade é que eu quase chorei quando Rémy, o ratinho, descobre estar em Paris e vislumbra a cidade do alto, com todas as suas luzes. Se alguém ama Paris como eu, vai entender. E o insight do crítico ao provar o prato que dá nome ao filme é absolutamente emblemático para se compreender o poder de um sabor - de transportar, excitar, confortar. Delightful.
August 03, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
5 comments:
hormonalmente emotiva demais...gostei ;-)
E pra variar você sempre vê os filmes antes de mim! Eu tô louca pra assistir Ratatouille, vou levar o Liam quando ele voltar das férias...Amo Pixar, Paris e a boa gastronomia, só não faço questão dos ratos mas estes aqui até que são fofinhos (assisti o trailer).
beijos e tot ziens!
O rato não fez nenhum prato com queijo ?
EU TAMBÉM QUASE CHOREI NESSA CENA! O filme é uma gracinha mesmo.
Mas a cena das ratazanas no teto, caindo com o lustre, me fizeram esquecer que Remy é uma gracinha. Eu levantei as pernas!
Beijos e namarië.
eu tenho acessado pelo anonymouse mesmo. mas é um PORRE, né? será que eu reclamo na telefônica e peço desconto? afinal, eles não estão me proporcionando navegação para toda world wide web. hahaha.
Eu acho que tem que reclamar mesmo.
Po, eu não tenho medo de rato, mas o comment da Gal me fez sorrir :-)
Post a Comment